Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18645
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
katianefaialsalgado.pdfPDF/A9.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Discriminação racial na educação superior e os desafios para a administração pública: o caso do Cefet / RJ, Campus Nova Friburgo
Autor(es): Salgado, Katiane Faial
Primeiro Orientador: Ésther, Angelo Brigato
Membro da banca: Lima, Cláudia Henschel de
Membro da banca: Vieira, Soraia Marcelino
Membro da banca: Monteiro, Lilian Alfaia
Resumo: Objetivo da pesquisa: Analisar as ações e expressões de discriminação racial e das políticas e práticas de seu enfrentamento, segundo a percepção de estudantes de graduação do Cefet/RJ, Campus Nova Friburgo. Na construção do estudo, houve revisão de bibliografia com o objetivo de resgatar entendimentos sobre raça e racismo, formas de discriminação racial, racismo na administração pública e no ensino superior público. Além disso, o estudo buscou identificar pontos de melhorias em procedimentos e práticas institucionais, à luz das contribuições dos participantes. Enquadramento teórico: a perspectiva teórica adotada insere-se na linha de pesquisa “Administração pública e organizações”, contribuindo com a análise de práticas institucionais adotadas, avaliando possibilidades de melhorias no campo da administração pública. Além disso, adota perspectiva interdisciplinar ao fomentar o debate do racismo nas instituições públicas, compreendendo-se que o racismo se apresenta de modo estrutural e se reproduz por meio das instituições. Assim, o tema em debate pode favorecer a implementação de práticas administrativas que combatem o racismo e suas expressões. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza predominantemente qualitativa, com utilização de revisão de bibliografia e pesquisa documental. Para coletar dados no campo, utilizou-se aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com discentes de graduação do Campus Nova Friburgo do Cefet / RJ com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre o tema, considerando a perspectiva trazida por esse público. Resultados: A pesquisa identificou, por meio dos elementos trazidos pelos participantes, que são necessários investimentos na construção e estruturação de políticas e práticas internas de enfrentamento a situações de discriminação racial, tais como a construção de protocolos e fluxos de atendimento, com articulação e integração de setores responsáveis pelo tratamento dos casos. Originalidade/relevância: O racismo representa uma das maiores violações de direitos humanos. Assim, abordar o assunto no âmbito da administração pública pode representar uma estratégia para pautar o racismo institucional, trazendo centralidade para a responsabilidade das instituições em colocar o tema na agenda, vislumbrando sua superação, de modo que essa necessidade torna o assunto original e relevante dentro da administração pública. Contribuições práticas (impacto): Por meio das contribuições dos estudantes e com base em pesquisa documental que buscou identificar boas práticas, foi possível propor uma minuta de política organizacional, apresentada por meio de um relatório técnico conclusivo. A proposta é capaz de contribuir com as discussões internas, representando um ponto de partida para a abordagem do tema, refletindo sobre a necessidade de estruturar objetivos e ações capazes de enfrentar a demanda institucionalmente.
Abstract: Aim of the research: Analyze the actions and expressions of racial discrimination and the policies and practices used to combat it, according to the perception of undergraduate students at Cefet/RJ, Nova Friburgo Campus. The study involved a review of the literature in order to retrieve understandings of race and racism, forms of racial discrimination, racism in public administration and in higher public education. In addition, the study sought to identify points for improvement in institutional procedures and practices, in the light of the participants' contributions. Theoretical framework: the theoretical perspective adopted is part of the “Public administration and organizations” line of research, contributing to the analysis of institutional practices adopted, assessing possibilities for improvement in the field of public administration. In addition, it adopts an interdisciplinary perspective by promoting the debate on racism in public institutions, understanding that racism is structural and reproduced through institutions. In this way, the topic under debate can encourage the implementation of administrative practices that combat racism and its expressions. Methodology: This is a descriptive study, predominantly in qualitative nature, using a literature review and documentary research. To collect data in the field, we used a questionnaire and semi-structured interviews with undergraduate students at the Nova Friburgo Campus of Cefet / RJ with the aim of deepening our understanding of the subject, considering the perspective brought by this public. Results: The research identified, through the elements brought by the participants, that investments are needed in the construction and structuring of internal policies and practices to deal with situations of racial discrimination, such as the construction of protocols and service flows, with articulation and integration of sectors responsible for handling the cases. Originality/relevance: Racism is one of the biggest human rights’ violations. Thus, addressing the issue within the scope of public administration can represent a strategy to address institutional racism, giving centrality to the responsibility of institutions in addressing and placing the issue on the agenda, envisioning its overcoming, so that this need makes the issue original and relevant within public administration. Practical contributions (impact): Through the students' contributions and based on documentary research that sought to identify good practices, it was possible to propose a draft organizational policy, presented by means of a conclusive technical report. The proposal is capable of contributing to internal discussions, representing a starting point for addressing the issue, reflecting on the need to structure objectives and actions capable of tackling the demand institutionally.
Palavras-chave: Racismo e administração pública
Discriminação racial
Ensino superior público
Centro Federal de educação tecnológica
Racism and public administration
Racial discrimination
Higher public education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Programa: Mestrado profissional em Administração Pública (Andifes)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18645
Data do documento: 9-Abr-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons