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Clase: Dissertação
Título : A infrequência como fator que influencia a aprendizagem de alunos na zona rural: o caso da Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves
Autor(es): Resende, Carolina de Melo Etrusco
Orientador: Castro, Maria Cristina Drumond e
Miembros Examinadores: Oliveira, Ayra Lovisi
Miembros Examinadores: Dias, Sammy Cardozo
Resumo: Esta pesquisa trata-se da dissertação desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão busca respostas para a seguinte questão: como a Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves pode assegurar o acesso aos conteúdos perdidos aos alunos da zona rural?, uma vez que a infrequência, principalmente dos alunos do campo, é um desafio enfrentado pela instituição, que apesar de ter sua sede no centro urbano é uma escola do campo, por possuir mais de cinquenta por cento de seus estudantes residentes na zona rural. O objetivo geral desse trabalho é analisar de qual maneira pode ser garantido o acesso à aprendizagem aos estudantes infrequentes da referida instituição. Os objetivos específicos da pesquisa são: descrever a Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves e seu contexto de Educação do Campo, bem como a infrequência dos alunos da zona rural ao longo do ano letivo; analisar quais fatores afetam a aprendizagem dos alunos da Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves e propor estratégias condizentes com a Educação do Campo que colaborem para que seja feita uma recomposição da aprendizagem aos discentes infrequentes ao longo do ano letivo. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, constituída por diferentes etapas, como pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e levantamento de dados através da realização de entrevistas semiestruturadas. Para embasamento teórico foram abordados, entre outros, temas que tratam da aprendizagem, da luta dos campesinos pelo direito à educação e do currículo que aborda as especificidades dos povos do campo, através da contribuição dos seguintes autores: Arroyo (2006), Freire (2019), Lima (2008 e 2013), Christóffoli (2006), Batista e Euclides (2020), Ribeiro (2010), Pimentel (2007), Santos (2009), Pereira e Werlang (2021), Díaz (2011), Tabile e Jacometo (2017), Godoy e Ferrari (2011), entre outros. A pesquisa aponta a infrequência como o principal fator que influencia a aprendizagem na escola pesquisada e o PAE apresenta as seguintes propostas: formação de professores, alteração do calendário escolar, projetos interdisciplinares e repositório de atividades.
Resumen : This research is a dissertation developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Assessment of Public Education (PPGP), at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The management case seeks answers to the following question: how can the Padre José Epifânio Gonçalves State School ensure access to the missing content for students in rural areas?, since lack of attendance, especially of students from rural areas, is a challenge faced by the institution, which despite being based in the urban center is a rural school, as more than fifty percent of its students live in rural areas. The general objective of this work is to analyze how access to learning can be guaranteed to the infrequent students of the aforementioned institution. The specific objectives of the research are: to describe the Padre José Epifânio Gonçalves State School and its context of Rural Education, as well as the lack of attendance of students from rural areas throughout the school year; to analyze which factors affect the learning of students at the Padre José Epifânio Gonçalves State School and to propose strategies consistent with Rural Education that help to restore the learning of infrequent students throughout the school year. The methodology adopted is qualitative in nature, consisting of different stages, such as documentary research, bibliographic research and data collection through semistructured interviews. For theoretical support, topics such as learning, the struggle of peasants for the right to education, and the curriculum that addresses the specificities of rural people were addressed, among others, through the contributions of the following authors: Arroyo (2006), Freire (2019), Lima (2008 and 2013), Christóffoli (2006), Batista and Euclides (2020), Ribeiro (2010), Pimentel (2007), Santos (2009), Pereira and Werlang (2021), Díaz (2011), Tabile and Jacometo (2017), Godoy and Ferrari (2011), between others. The research indicates that lack of attendance is the main factor that influences learning in the school studied and the PAE presents the following proposals: teacher training, changes to the school calendar, interdisciplinary projects and a repository of activities.
Palabras clave : Educação do campo
Aprendizagem
Acesso ao conhecimento
Infrequência
Rural education
Learning
Access to knowledge
Lack of attendance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18606
Fecha de publicación : 21-mar-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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