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Tipo: Dissertação
Título: O alto índice de evasão escolar dos estudantes do projeto Trilhas de Futuro no âmbito de abrangência da SRE/Ubá
Autor(es): Oliveira, Leonardo Nascimento de
Primeiro Orientador: Franco, Denise Vieira
Membro da banca: Nicolella, Alexandre Chibebe
Membro da banca: Silva, Josiane
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão buscou compreender a evasão nas turmas do Projeto Trilhas de Futuro da SRE/Ubá. A questão norteadora definida foi: Considerando o alto índice de evasão nas turmas do Projeto Trilhas de Futuro, quais medidas podem ser tomadas para contornar, ou reduzir, a elevada evasão? O objetivo geral consistiu em compreender as causas da evasão no Projeto Trilhas de Futuro da SRE/Ubá. Já os objetivos específicos consistiram em: (i) descrever a forma como se dá o processo de evasão identificado nos cursos do Projeto, assim como em quais cursos, turnos e instituições os números de evasão são maiores ou menores (ii) identificar e analisar com base no referencial teórico, pesquisa de campo e material disponível as possíveis causas de evasão pesquisada (iii) propor um Plano de Ação que minimize a evasão. Como hipótese de pesquisa considerouse a existência de uma complexidade de fatores que envolvem a evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica, tais como fatores pessoais, sociais e institucionais. Para a discussão teórica foram referenciados Mainardes (2006); Lotta (2012); Dore e Luscher (2011) e Figueiredo e Salles (2017). Com relação à proposta metodológica a mesma possui abordagem quali-quantitativo, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com atores do projeto, e, ainda, análise de registros, documentos e planilhas visando o levantamento de dados. De acordo com os achados da pesquisa foram estruturados cinco núcleos que agrupam os principais fatores ligados à evasão no Projeto. Ao final foi proposto um Plano de Ação Educacional, estruturado em cinco ações, que consistem na criação de um “APP Vocacional”; realização de “Ajustes Metodológicos”; “Criação de uma equipe de trabalho exclusiva na SRE”; realização de “Ajustes na Política Pública” e o “Apadrinhamento Institucional”, com vistas a contornar ou reduzir a evasão nos cursos do projeto.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Public Education Management and Assessment (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Assessment at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case sought to understand dropout rates in the SRE/Ubá Future Trails Project classes. The guiding question defined was: Considering the high dropout rate in the Trilhas de Futuro Project classes, what measures can be taken to overcome or reduce the high dropout rate? The general objective was to understand the causes of evasion in the SRE/Ubá Future Trails Project. The specific objectives consisted of: (i) describe how the dropout process identified in the Project courses takes place, as well as in which courses, shifts and institutions the dropout numbers are higher or lower (ii) identify and analyze based on the theoretical framework, field research and available material, the possible causes of evasion researched (iii) propose an Action Plan that minimizes evasion. As a research hypothesis, the existence of a complexity of factors involving school dropout in Professional and Technological Education was considered, such as personal, social and institutional factors. For the theoretical discussion, Mainardes (2006) was referenced; Lotta (2012); Dore and Luscher (2011) and Figueiredo and Salles (2017). Regarding the methodological proposal, it has a qualitative-quantitative approach, using semi-structured interviews with project actors, and also analysis of records, documents and spreadsheets aimed at collecting data. According to the research findings, five nuclei were structured that group the main factors linked to evasion in the Project. In the end, an Educational Action Plan was proposed, structured into five actions, which consist of the creation of a “Vocational APP”; carrying out “Methodological Adjustments”; “Creation of an exclusive work team at SRE”; carrying out “Adjustments in Public Policy” and “Institutional sponsorship”, with a view to circumventing or reducing dropouts in project courses.
Palavras-chave: Evasão escolar
Educação profissional e tecnológica
Educação profissional técnica de nível médio
Trilhas de futuro
School dropout
Professional and technological education
Secondary technical professional education
Trails of the future
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18605
Data do documento: 14-Fev-2025
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