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dc.contributor.advisor1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675395434849769pt_BR
dc.contributor.referee1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Theófilo Codeço Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409352483670465pt_BR
dc.creatorSilvano, Jussara da Silva Xavier-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7059705651576281pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-09T15:11:33Z-
dc.date.available2025-05-09-
dc.date.available2025-05-09T15:11:33Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18603-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the framework of the Professional Master's Program in Education Management and Evaluation, offered by the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The study aimed to analyze the challenges related to the evaluation and monitoring of the student assistance policy at UFJF. The central research question guiding the study was: what are the main obstacles to the effective evaluation and monitoring of this policy at the Federal University of Juiz de Fora?To address this question, the general objective was to propose strategies to improve the evaluation and monitoring actions of student assistance at UFJF. Specifically, the study sought to: describe the National Student Assistance Program (PNAES) and UFJF’s student assistance policy; analyze the challenges in implementing effective monitoring and evaluation mechanisms; and suggest actions to enhance these processes.The research adopted a qualitative methodological approach, combining document analysis based on regulations, ordinances, legislation, and reports from the Office of Student Assistance and Inclusive Education (PROAE) with interviews conducted with staff responsible for the student assistance policy at UFJF and managers from other Federal Higher Education Institutions (IFES) in Minas Gerais. The interviews were conducted remotely via Google Meet.The results highlighted challenges such as the lack of an integrated system for collecting and analyzing students' socioeconomic data, insufficient human and financial resources, difficulties in coordinating between the Juiz de Fora and Governador Valadares campuses, and the low awareness within the academic community regarding the importance of student assistance. Additionally, the study identified the absence of a consolidated evaluation of the impacts of the implemented actions, which represents a significant limitation for improving the policy. Based on these findings, an Educational Action Plan (PAE) was developed, containing proposals to support the development of strategies for more efficient management and to enhance the positive impacts of the student assistance policy at UFJF.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação, promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo teve como objetivo analisar os desafios relacionados à avaliação e ao monitoramento da política de assistência estudantil na UFJF. A questão central que orientou a pesquisa foi: quais são os principais obstáculos à efetiva avaliação e monitoramento dessa política na Universidade Federal de Juiz de Fora? Para responder a essa questão, o objetivo geral consistiu em propor estratégias para o aprimoramento das ações de avaliação e monitoramento da assistência estudantil na UFJF. Especificamente, buscou-se: descrever o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e a política de assistência estudantil da UFJF; analisar os desafios para a implementação de mecanismos eficazes de monitoramento e avaliação; e sugerir ações para o aprimoramento desses processos. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, combinando análise documental com base em regulamentos, portarias, legislações e relatórios da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) e entrevistas com servidores responsáveis pela política de assistência estudantil na UFJF, bem como com gestores de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em Minas Gerais. As entrevistas foram realizadas remotamente via Google Meet. Os resultados evidenciaram desafios como a ausência de um sistema integrado para coleta e análise de dados socioeconômicos dos estudantes, a insuficiência de recursos humanos e financeiros, dificuldades na articulação entre os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares e a baixa sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância da assistência estudantil. Além disso, identificou-se a inexistência de uma avaliação consolidada dos impactos das ações implementadas, representando uma limitação significativa para o aprimoramento da política. Diante desses achados, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE), contendo propostas que visam subsidiar o desenvolvimento de estratégias para uma gestão mais eficiente e para a ampliação dos impactos positivos da política de assistência estudantil na UFJFpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica de Assistência Estudantilpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Assistência Estudantil – PNAESpt_BR
dc.subjectStudent Assistance Policypt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subjectNational Student Assistance Program – PNAESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAções de Monitoramento e avaliação na Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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