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Type: Tese
Title: As experiências públicas do(no) jornalismo em quadrinhos: intensificação de passados violentados, produção de presença e verdade poética na contemporaneidade
Author: Conceição, Júlio César Rocha
First Advisor: Mafra, Rennan Lanna Martins
Referee Member: Musse, Christina Ferraz
Referee Member: Xavier, Mariana Ramalho Procópio
Referee Member: Rangel, Marcelo de Mello
Referee Member: Tavares, Frederico de Mello Brandão
Resumo: Investigar a emergência de experiências públicas no e do jornalismo em quadrinhos na contemporaneidade torna-se empreitada central nesta tese. Em outras palavras, buscamos apreender e compreender um duplo movimento experiencial que o jornalismo em quadrinhos parece apresentar enquanto fenômeno comunicacional contemporâneo: a) uma forma expressiva potencialmente acolhedora da aparência de conteúdos diversos, ligados a algumas experiências públicas vividas pelos sujeitos; e b) uma emergência, como linguagem, de uma experiência pública possível ao jornalismo. Dessa forma, a principal aposta da tese é situar o jornalismo em quadrinhos como uma demanda social por recontar histórias apagadas, ignoradas e desconhecidas, de modo que esse gênero se torna palco de um movimento comunicacional de intensificação de passados, a partir de um gesto produtor de presença e acolhedor, sobretudo, de uma espécie de verdade poética (Rangel, 2021), na contemporaneidade. Para a construção de nossa metodologia, utilizamos a proposta epistemológica da análise estética de Hans Ulrich Gumbrecht, a partir da qual tomamos o jornalismo em quadrinhos como uma materialidade da comunicação, investigado a partir de uma inspiração do método filológico gumbrechtiano. Para a análise, selecionamos quatro trabalhos de jornalismo em quadrinhos, a saber: “Notas de um tempo silenciado” (VILALBA, 2015), “Três mulheres da craco” (ITO, 2022), “Raul” (DE MAIO, 2018) e “Reportagens” (SACCO, 2016). Como resultados, foi possível identificar que, pautadas por princípios de apuração do jornalismo, tais obras evidenciam não apenas os conteúdos factuais propostos, mas, acima de tudo, insinuam a própria emergência do jornalismo em quadrinhos como experiência pública contemporânea, cujo tônus torna-se propício à intensificação de passados violentados. Tal intensificação ocorre a partir de presenças e stimmungs (atmosferas), produzidas por uma ficcionalidade instituída pela investigação factual. Dessa forma, o fenômeno do jornalismo em quadrinhos torna-se capaz de acolher testemunhos e experiências traumáticas, em direção a uma verdade que se propõe a, poeticamente e em conexão com o real, produzir novas atmosferas e a reivindicar, por sua vez, novos horizontes publicamente forjados.
Abstract: Investigating the emergence of public experiences in and of comic book journalism in contemporary times becomes a central undertaking in this thesis. In other words, we seek to capture and understand a double experiential movement that comic book journalism seems to present as a contemporary communicational phenomenon: a) an expressive form that is potentially welcoming of the appearance of diverse content, linked to some public experiences lived by the subjects; and b) an emergence, as a language, of a public experience possible for journalism. Thus, the main focus of the thesis is to situate comic book journalism as a social demand to retell erased, ignored, and unknown stories, so that this genre becomes the stage for a communicational movement of intensification of pasts, based on a gesture that produces presence and welcomes, above all, a kind of poetic truth (Rangel, 2021), in contemporary times. To construct our methodology, we used the epistemological proposal of Hans Ulrich Gumbrecht's aesthetic analysis, from which we took comic book journalism as a materiality of communication, investigated based on inspiration from the Gumbrechtian philological method. For the analysis, we selected four works of comic book journalism, namely: “Notas de um tempo silenciado” (VILALBA, 2015), “Três mulheres da Craco” (ITO, 2022), “Raul” (DE MAIO, 2018) and “Reportagens” (SACCO, 2016). As a result, it was possible to identify that, guided by principles of journalism investigation, such works highlight not only the proposed factual content, but, above all, insinuate the very emergence of comic book journalism as a contemporary public experience, whose tone becomes conducive to the intensification of violated pasts. Such intensification occurs from presences and stimmungs (atmospheres), produced by a fictionality instituted by factual investigation. In this way, the phenomenon of comic book journalism becomes capable of welcoming testimonies and traumatic experiences, towards a truth that proposes, poetically and in connection with reality, to produce new atmospheres and to claim, in turn, new publicly forged horizons.
Keywords: Jornalismo em quadrinhos
Intensificação de passados
Testemunho
Ficcionalidade
Trauma
Comic book journalism
Presence
Stimmung
Intensification of pasts
Testimony
Fictionality and trauma
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18587
Issue Date: 28-Mar-2025
Appears in Collections:Doutorado em Comunicação (Teses)



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