https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13316| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| mariliadanielaaragaodosanjos.pdf | PDF/A | 1.12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Análise da proficiência em Matemática dos estudantes do 9º ano no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) de 2011 a 2019 |
| Autor(es): | Anjos, Marília Daniela Aragão dos |
| Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
| Miembros Examinadores: | Terra, Marina Furtado |
| Miembros Examinadores: | Barreto, Mônica da Motta Salles |
| Resumo: | Desde 2011, o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), uma avaliação externa de larga escala, é realizado nas escolas da rede pública de ensino promovendo a avaliação da educação básica. O objetivo do artigo é analisar os dados de proficiência em resolução de problemas (Matemática) dos estudantes do 9º ano, obtidos através do resultado do SAEPI no período de 2011 a 2019. São consideradas as ações empreendidas pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí no mesmo período. O percurso metodológico do trabalho pautou-se nos dados secundários, sistematizados e disponibilizados pelo CMI/CAED/UFJF no ano de 2020 e publicados em sua plataforma eletrônica. Foram consultadas as médias das escolas, a distribuição e os resultados do desempenho dos estudantes ao longo dos anos de 2011 a 2019, no componente curricular Matemática. Realizou-se também uma pesquisa em documentos oficiais das ações empreendidas nas formações de professores ofertadas pela SEDUC-PI. Observa-se que a rede se mantém há oito anos no padrão de desempenho considerado básico, entretanto, percebeu-se algumas mudanças, ao longo dos anos, em relação à proficiência média. A implementação de ações empreendidas pela secretaria, pode ter uma relação direta com as mudanças observadas na proficiência. É de salutar importância que se investigue, dentro do escopo das ações empreendidas pela secretaria, quais delas geraram um impacto maior nessa melhoria da aprendizagem. Com a finalidade de ampliar o debate e uso das estratégias, este artigo apresenta a análise dos dados em diálogo com as ações empreendidas pela secretaria, com foco na resolução de problemas. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Avaliação em larga escala Proficiência em matemática Ensino fundamental SAEPI |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13316 |
| Fecha de publicación : | 29-mar-2021 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
