https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13292| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| luziavoltolini.pdf | PDF/A | 573.42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Distorção idade-série: um retrato do insucesso dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede estadual de Roraima e as políticas públicas para a correção do fluxo escolar |
| Autor(es): | Voltolini, Luzia |
| Primeiro Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
| Membro da banca: | Barreto, Mônica da Motta Salles |
| Membro da banca: | Araujo, Eduardo Santos |
| Resumo: | Este artigo, que tem como tema a distorção idade-série, apresenta os resultados de uma pesquisa documental e de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar os índices de distorção idade-série dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de Roraima e as ações implementadas pela Secretaria da Educação e Desportos (SEED) para atender essa demanda. A coleta de dados sobre os indicadores do fluxo escolar foi realizada nos documentos publicados pelo INEP, com análise da série histórica do Censo Escolar dos anos de 2017, 2018 e 2019 e as informações sobre as ações implementadas pela SEED, para atender os estudantes que compõem esse grupo, foram obtidas a partir de publicações nos sites oficiais ligados a esse órgão. Resultados apontam que, embora o indicador de distorção idade-série apresente redução, ele continua presente tanto nas escolas estaduais urbanas, como rurais dos 15 municípios de Roraima. Não obstante, a coleta de dados sobre as ações implementadas pela SEED tenha sido limitada às divulgações nos meios eletrônicos, constatou-se que são desenvolvidas ações para reduzir a evasão, a repetência e o abandono escolar, como a busca ativa dos estudantes, a realização de oficinas e cursos de capacitação de professores que atuam nas classes de correção de fluxo. |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | Distorção idade-série Ensino fundamental Correção de fluxo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13292 |
| Data do documento: | 25-Mar-2021 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
