https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13248| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| giannatorrens.pdf | PDF/A | 1.59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Análise dos descritores de menor acerto do 9º ano do ensino fundamental em língua portuguesa – Saep 2017 - Prova Paraná Mais 2019 |
| Autor(es): | Torrens, Gianna |
| Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
| Co-orientador: | Barboza, Eleuza Maria Rodrigues |
| Miembros Examinadores: | Quiossa, Amanda Sangy |
| Miembros Examinadores: | Ferraz, Rosane Carmanini |
| Resumo: | Este artigo tem o intuito de mostrar, por meio de um estudo comparativo entre os resultados por descritor das avaliações externas realizadas no Paraná nos anos de 2017 e 2019, aplicadas aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª série do Ensino Médio, que o estudo por descritor, pode ser esclarecedor e pontual para os profissionais das escolas por sua especificidade e assim, embasar de forma mais efetiva a definição de ações de melhoria na aprendizagem dos alunos. Foram selecionados para o estudo, os 3 descritores com menor percentual de acertos do estado do 9º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa do SAEP-2017 e Prova Paraná Mais-2019. Após, foi feita uma análise desses resultados por regional para verificar se havia uma tendencia entre eles, o que foi comprovado. Em seguida, realizou-se uma comparação entre os descritores de menor acerto em 2017 e 2019, para ver se persistiam os mesmos resultados e finalmente uma comparação entre o percentual de acertos desses descritores em 2017 e 2019. Observou-se que um dos descritores permaneceu em 2017 e 2019 como o de menor acerto no Estado, no entanto, o percentual de acerto desse descritor entre os dois anos analisados aumentou na última edição. Algumas ações direcionadas aos profissionais da educação relacionadas à análise dos resultados das avaliações externas foram descritas nesse estudo, com o intuito de embasar os resultados positivos apresentados pelos descritores analisados. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Avaliação externa Descritores Análise de resultados SAEP Prova Paraná Mais |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13248 |
| Fecha de publicación : | 25-mar-2021 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
