https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13223| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| cosmedecarvalhorocha.pdf | PDF/A | 1.62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Análise clássica dos itens a partir dos resultados relativos às subescalas de Matemática “Espaço e Forma” e “Grandezas e Medidas” da Avaliação Global Integrada – AGI |
| Autor(es): | Rocha, Cosme de Carvalho |
| Orientador: | Brooke, Nigel Pelham de Leighton |
| Miembros Examinadores: | Alves, Márcio Fagundes |
| Miembros Examinadores: | Salles, Nara Oliveira |
| Resumo: | O presente trabalho aborda, dentro das teorias da Avaliação Educacional, a Teoria Clássica dos Testes e, de modo particular, sua aplicação na análise de dados reais do desempenho dos estudantes na Avaliação Global Integrada – AGI, realizada no primeiro semestre de 2019, tendo como público alvo a 3ª série do Ensino Médio Regular e Curso Técnico Integrado de todas as escolas da Rede Estadual de Educação do Piauí. Buscou-se analisar, a partir do desempenho dos estudantes, os itens da avaliação e, em particular, os relativos aos eixos ou subescalas de Matemática “Espaço e Forma e Grandezas e Medidas”, realizando sua classificação quanto à dificuldade e discriminação, com o objetivo de verificar a qualidade desses itens e a adequação dos mesmos à população testada. Outro aspecto também analisado nesse estudo foi a confiabilidade do instrumento aplicado, com base na consistência interna dos seus itens, utilizando, para isso, o Coeficiente Alfa de Cronbach. A relevância desse estudo se justifica, entre outras razões, pelo fato de os indicadores e relatórios, gerados a partir da análise dos resultados dessa avaliação, subsidiarem as regionais de educação sobre o desenvolvimento das suas escolas, além de permitir acompanhar a implementação do currículo e, ainda, orientar a formação continuada dos professores, com foco na melhoria do desempenho dos estudantes nos componentes avaliados. Dentre os resultados alcançados, indica-se a possibilidade de uso, por coordenadores pedagógicos e professores, do conhecimento e qualidade dos itens das subescalas analisadas em relação ao nível de dificuldade e à sua capacidade discriminativa. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Avaliação educacional Educação Ensino Teoria Clássica dos Testes Rede Estadual de Ensino |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13223 |
| Fecha de publicación : | 25-mar-2021 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
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