https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13219| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| celiodemelosouza.pdf | PDF/A | 651.83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A adequação da formação dos docentes da rede estadual do Acre e sua relação com o desempenho escolar em matemática dos alunos do nono ano no período de 2015 a 2019 |
| Autor(es): | Souza, Célio de Melo |
| Primeiro Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
| Membro da banca: | Coelho, Rita de Cássia de Freitas |
| Membro da banca: | Scoton, Roberta Muller Scafuto |
| Resumo: | Este artigo correlaciona os resultados de proficiência em matemática dos alunos do nono ano da rede estadual do Acre no SAEB com a adequação da formação dos professores. Na metodologia foram utilizados dados quantitativos para qualificar a contextualização e compreensão da temática. Nos últimos anos o Estado do Acre vem apresentando um bom desempenho em relação aos dados sobre a formação superior de seus professores. Por exemplo, o percentual de docentes da rede estadual com formação superior em licenciatura aumentou 10,0 p.p. no período entre 2015 e 2019. Como a formação específica de docentes da educação básica nas áreas em que lecionam é, certamente, tema de relevância para o entendimento dos fatores que impactam no desempenho dos alunos. Esse artigo analisa a importância da formação superior e adequação do docente a disciplina que leciona para a educação do estado. Também busca compreender, como o aumento do número de professores com formação superior na rede estadual refletiu na melhora dos dados de rendimento escolar dos alunos em Matemática. A conclusão indica que a disciplina de Matemática resguarda características próprias da área. E, que as políticas de formação e contratação docente realizadas nas últimas décadas no Acre revelam que a formação desses professores apresenta inadequações que impactam nos resultados de proficiência dos estudantes, incluindo a área de matemática. |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | Formação docente Adequação docente Desempenho escolar |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13219 |
| Data do documento: | 25-Mar-2021 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
