https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11012| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| simonitedesco.pdf | 425.57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Os momentos de formação continuada e a construção de propostas de inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares |
| Autor(es): | Tedesco, Simoni |
| Primeiro Orientador: | Martins, Elita Betania de Andrade |
| Membro da banca: | Oliveira, Juliana Célia de |
| Membro da banca: | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp |
| Resumo: | O presente texto apresenta um projeto de intervenção que teve como objetivo desenvolver um plano de ação para auxiliar o trabalho das professoras responsáveis pela turma de 5º ano. Para isso, foram consultados autores como Mendes (2007), Vilaronga (2014) e Zerbato (2014) e foi desenvolvido a partir de observações da referida sala de aula na qual estava inserida uma aluna com múltiplas deficiências e da organização de momentos de formação continuada envolvendo as professoras responsáveis pela turma. Tais momentos além de possibilitarem o conhecimento sobre temas como autismo e deficiência visual, permitiu também a construção de propostas pedagógicas mais apropriadas a aluna. Os resultados obtidos reforçaram os momentos de formação continuada como importantes oportunidades para definição de caminhos que contribuam para que a escola cumpra com êxito o seu objetivo na inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | Inclusão escolar Formação continuada Intervenção pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11012 |
| Data do documento: | 25-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
