https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11000| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| rejanehelenadamas.pdf | 437.11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Alunos(as) com deficiência e a importância do brincar no recreio |
| Autor(es): | Damas, Rejane Helena |
| Primeiro Orientador: | Almeida, Neil Franco Pereira de |
| Membro da banca: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
| Membro da banca: | Santos, Núbia Aparecida Schaper |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar como a introdução de brincadeiras e ou jogos nos momentos de recreio vivenciados pelos(as) alunos(as) do terceiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Ensino na cidade de Juiz de Fora poderia promover a inclusão e uma maior interação entre os(as) alunos(as). O grupo é composto por, aproximadamente, setenta e cinco crianças com idades entre oito e nove anos de idade e, dentre eles, dois meninos e uma menina diagnosticados com Síndrome de Down. O grupo de alunos(as) brincam juntos(as) durante quinze minutos, cinco dias por semana. A partir da observação desses momentos de recreio, percebemos que os alunos com Síndrome de Down não participam das conversas e brincadeiras com o demais, sendo assim, propomos um projeto de intervenção no recreio dessa escola com o intuito de ampliar as relações sociais entre esses(as) discentes. A partir das propostas de intervenção, acreditamos que brincadeiras e jogos durantes esses momentos podem estimular a interação e uma convivência mais efetiva entre todos(as) os(as) alunos(as) do terceiro ano |
| Abstract: | - |
| Palavras-chave: | Síndrome de down Atividades lúdicas Momentos de recreio |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla da Instituição: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11000 |
| Data do documento: | 25-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
