https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10569| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| elainedeoliveiramoraestavares.pdf | 713.42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Novas linguagens e a escola o uso de celular em sala de aula proibir ou não o celular em sala de aula? |
| Autor(es): | Tavares, Elaine de Oliveira Moraes |
| Orientador: | Souza, Andreia Silveira de |
| Co-orientador: | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos |
| Miembros Examinadores: | Fonseca, Thomaz Spartacus Martins |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pela candidata ao título de especialista. O projeto teórico foi desenvolvido a partir da reportagem “França proíbe celulares nas escolas públicas”, publicada pela Folha de São Paulo, em 31 de julho de 2018, tendo utilizado como recursos o celular. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto teórico foi que proibir o uso de celular em sala de aula não é a melhor opção diante de uma clientela digital que utiliza este dispositivo em todas as suas atividades diárias, pois pode afastar cada vez mais da realidade dos estudantes. Proibir o uso do celular em sala de aula pode não ser uma boa estratégia pedagógica para os professores, uma vez que os alunos de hoje são digitais e conectados. Todavia, se esse recurso for trazido para a sala de aula como um dispositivo que tem o poder de melhorar a motivação, o nível de concentração e a interação dos alunos entre si e com os conteúdos de aprendizagem, o celular pode se tornar um aliado no sentido de ser mais um apoio didático ao professor, incrementando as aulas e as pesquisas realizadas. Apesar da escola ainda não está preparada para as tecnologias, está andando a passos lentos a proibição é um caminho contrário ao desenvolvimento tecnológico. A melhor opção é chegar a um consenso onde o professor juntamente com os alunos possam criar regras que vão definir o uso celular em sala de aula. Com a participação dos pais e da supervisão pedagógica, definir um regulamento onde todos devem assinar assumindo o compromisso de cumprir todas as regras negociadas. Desta forma a educação tecnológica está sendo desenvolvida de forma coerente e a favor de todo ensino aprendizado |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Celular Sala de aula Educação tecnológica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10569 |
| Fecha de publicación : | 15-dic-2018 |
| Aparece en las colecciones: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
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