Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) : [90] Página principal da coleção Visualizar estatísticas

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, com nota 4 (quatro). Este Programa tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. O curso será realizado por Instituições de Ensino superior associadas em uma rede nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte. Podem participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam às seguintes condições: ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, devidamente registrado no Ministério da Educação; e ser professor efetivo e em exercício no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º anos) de escola da Rede Pública de Ensino do Brasil.

Navegar
Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido
Coleção de Items (Ordenada por Data de depósito na ordem Descendente): 21 para 40 de 90
Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
10-Nov-2021O espaço narrativo em O Hobbit, de J. R. R. Tolkien: uma proposta de abordagem para o sétimo ano do Ensino Fundamental IILeonardo, Delane Teodora de OliveiraDissertação
13-Out-2021O jogo rimático no rap: uma proposta de letramento literário pelo viés das rimas multissilábicas nos anos finais do ensino fundamental II.Pires, Marli CorrêaDissertação
18-Set-2021O objeto livro na aula de literatura: letramento literário e ampliação de repertório de alunos do sexto ano com leituras de adaptações de Dom QuixoteCruz, Thaísa HoskenDissertação
27-Set-2019Da indiferença ao pertencimento: uma educação linguística e cidadãOliveira, Mariana de Carvalho HalfeldDissertação
10-Set-2021Estratégias lúdicas para intensificar e ressignificar práticas de produção escrita com alunos do 3º ano do ensino fundamentalMrad, Aline NevesDissertação
14-Set-2021Estratégias didáticas para a produção de podcasts no nono ano do ensino fundamentalSantos, Cássia Aparecida da CostaDissertação
27-Mai-2021Letramento literário, ampliação de repertório e adaptação: inter-relações entre o conto, o cinema e os “causos” popularesNogueira, EduardoDissertação
20-Mai-2021A Carta aberta como instrumento de exercício para a cidadania: o trabalho com operadores argumentativos nos anos finais do Ensino FundamentalAndrade, Roberta BaffaDissertação
28-Mai-2021Representações do gênero feminino na ficção e seu impacto no repertório cultural de alunos do Ensino Fundamental IIBerno, Laís RiosDissertação
21-Mai-2021O discurso citado na entrevista e na reportagem: uma abordagem de análise linguística em aulas do 8º anoSouza, Thamiris Alvim deDissertação
21-Mai-2021A obra de Milton Hatoum Dois irmãos e a adaptação da HQ de Fábio Moon e Gabriel Bá como proposta de letramento literário e ampliação de repertório dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental IINascimento, Noemia de AzevedoDissertação
28-Mai-2021A produção de comentários críticos em contexto de Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom): uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino FundamentalRocha, Gustavo Gomes Siqueira daDissertação
28-Mai-2021O estudo da variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: uma proposta contra o preconceito linguístico e socialCoelho, Carina de AlmeidaDissertação
20-Mai-2021Das ‘cartas do leitor’ aos ‘comentários críticos do instagram’ como prática para ampliação da competência argumentativa de discentes de 7º ano do ensino fundamentalBastos, Bruno Luis OliveiraDissertação
12-Fev-2021Narrativas fantásticas e letramento literário: a formação do jovem leitorOliveira, Laio Henrique deDissertação
12-Mar-2020Do conto à aldravipeia: uma proposta de ampliação do repertório literário através da produção de textos poéticosAdalemar Netto, JoseaniDissertação
27-Ago-2020Os diários dialogados como instrumento de ensino para a construção de um ambiente de aprendizagem culturalmente sensívelArcanjo, Lívia NascimentoDissertação
18-Set-2020As tirinhas em quadrinhos de Armandinho na ampliação do repertório artístico-literário do jovem leitor nos anos finais do ensino fundamentalMarinho, José Ignacio RibeiroDissertação
18-Ago-2020Ampliação do repertório literário através da leitura e produção de conto de fadasAlmeida, Helga Carvalho Baptista deDissertação
13-Mar-2020A reescrita dirigida como parte do processo de consolidação da escritaFajardo, Ana Cristina MirandaDissertação
Coleção de Items (Ordenada por Data de depósito na ordem Descendente): 21 para 40 de 90
Sigla da Instituição
Departamento
Tipo de Documento
Data de Publicação
Data de Disponibilização