Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2936
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
erickdeoliveiravidal.pdf6.68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Christo, Maraliz Castro Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Angela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Paulo Knauss de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorVidal, Erick de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-12-15T11:54:19Z-
dc.date.available2016-10-24-
dc.date.available2016-12-15T11:54:19Z-
dc.date.issued2008-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2936-
dc.description.abstractThe visual process of Bossa Nova LPs covers designed between the 50’s and the 60’s as historical and cultural elements is the dissertation analysis focus, and has as main object of research Elenco’s covers from 1963. The hypothesis is that these LP’s covers don’t have a static meaning inherent in a traditional approach of the image as a document but an image built in a sociohistorical context fulfilled by cultural traces. The methodology is consisted of putting together specific and different languages (memories, society and art), in search of understanding the conflict and tension of this dialogue, but not treating them like opposite polarities. It allows an analytic narrative about the great importance of the visual (r)evolution of Bossa Nova LPs cover.pt_BR
dc.description.resumoO processo visual das capas de discos da Bossa Nova, nas décadas de 1950 e 1960, como elementos históricos e culturais, é o foco de análise da dissertação, tendo como principal objeto as capas lançadas pela gravadora Elenco, em 1963. A hipótese é de que as capas não contenham um significado estático inerente a uma abordagem tradicional da imagem como documento, mas que a imagem ali contida seja uma construção sócio-histórica, carregando na sua produção traços do contexto cultural. O trabalho consistiu no diálogo entre específicas e diferentes linguagens (memórias, sociedade e a arte), na busca de interpretar o seu confronto e tensão dialógica, sem as tratar como polaridades opostas, permitindo assim, uma narrativa analítica sobre a grande importância da (r)evolução visual das capas dos discos da Bossa Nova.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapas de discopt_BR
dc.subjectBossa Novapt_BR
dc.subjectElencopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleAs capas da Bossa Nova: encontros e desencontros dessa história visual (LPs da elenco, 1963)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em História (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.