Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2536
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
raquelcortesribeiro.pdf828.76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Silva, Marta Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700453Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Gisele de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708626E1pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Patrícia Nora de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778488Z4pt_BR
dc.creatorRibeiro, Raquel Côrtes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4435272D3pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-26T20:26:06Z-
dc.date.available2016-09-20-
dc.date.available2016-09-26T20:26:06Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2536-
dc.description.abstractThis research aims at investigating how a systematic approach in relation to text genres can contribute to the development of orality practices at school.This study relies on some basic concepts from genre theory, such as the Bakhtin sociointeractionist perspective and the discussion about pedagogical implications as discussed by The Genebra Group (mainly Dolz & Schneuwly). We also investigated some studies on the importance of the oral public for the learning and teaching process of Portuguese. Taking as the basis these theoretical perspectives, a pedagogical proposal for the debate genre was delineated and, from acquired data after the didactics sequence application, it was possible to observe that a systematic work in the classroom with the oral genres, in a suitable approach, can effectively bring very positive results.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar como uma abordagem sistemática em torno dos gêneros textuais pode contribuir para o desenvolvimento das práticas de oralidade na escola. Tal pesquisa baseia-se em alguns conceitos-chave das teorias de gêneros, seguindo o enquadre sócio-discursivo de Bakhtin e a discussão sobre a transposição didática do gênero empreendida pelo Grupo de Genebra (Dolz & Schneuwly, em particular). Recorre-se também a estudos sobre a importância dos gêneros orais públicos no processo de ensino-aprendizagem de Português. Tomando como base essas perspectivas teóricas, uma proposta pedagógica para o gênero debate foi delineada e, a partir dos dados obtidos com a aplicação da sequência didática, foi possível observar que o trabalho sistemático em sala com os gêneros orais, numa abordagem adequada, pode efetivamente trazer resultados bastante positivos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDebatept_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleOs gêneros textuais orais na escola: o debate como um gênero oral públicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Linguística (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.