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Type: Dissertação
Title: Memória em Produção: uma análise da família Rocha Miranda através dos documentários “Panair do Brasil – Uma História de glamour e conspiração” e “Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil
Author: Cruz, Letícia Martins da
First Advisor: Guedes, Wallace Andrioli
Referee Member: Brum, Alessandra Souza Melett
Referee Member: Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Resumo: A memória é um campo permeado por disputas de poder e por representações em constante negociação. Como demonstram autores como Jacques Le Goff e Michael Pollak, a tensão entre memórias oficiais e subterrâneas revela camadas profundas de conflito social e de luta por reconhecimento. A família Rocha Miranda, figura de destaque no cenário político e empresarial brasileiro do século XX, emerge como protagonista de duas narrativas contrastantes nos documentários Panair do Brasil – Uma História de Glamour e Conspiração e Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil. No primeiro, o grupo familiar é representado como vítima de perseguição política durante a ditadura militar, marcada pela cassação da companhia aérea Panair e pela demissão de milhares de funcionários. No segundo, outros membros da mesma família são retratados como proprietários de uma fazenda no interior paulista onde crianças negras, oriundas de um orfanato público, foram submetidas a trabalho forçado sob a influência das ideologias integralista e nazista. A partir dessa ambiguidade, esta pesquisa propõe refletir sobre três questões centrais: De que modo o documentário atua como vetor da memória, intervindo nas disputas simbólicas do espaço público, a partir de um agenciamento fílmico que organiza vozes, arquivos e testemunhos? De que modo ele intervém na construção do passado e no enquadramento da memória coletiva? Seria o documentário capaz, enfim, de reconfigurar a identidade social de um grupo?
Abstract: Memory is a field permeated by power disputes and constantly shifting representations. As authors such as Jacques Le Goff and Michael Pollak have shown, the tension between official and subterranean memories reveals deep layers of social conflict and struggles for recognition. The Rocha Miranda family, a prominent figure in Brazil’s twentieth-century political and business landscape, emerges as the protagonist of two contrasting narratives presented in the documentaries Panair do Brasil – Uma História de Glamour e Conspiração and Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil. In Panair do Brasil, the family is portrayed as a victim of political persecution during the military dictatorship, marked by the shutdown of Panair and the dismissal of thousands of employees. In Menino 23, other members of the same family are depicted as owners of a rural estate in the state of São Paulo where Black children, taken from a public orphanage, were subjected to forced labour under the influence of integralist and Nazi ideologies. From this contrast, the research seeks to reflect on three central questions: What is the role of documentary film as a historical agent? How does it influence the construction of the past and the framing of collective memory? And to what extent can it reconfigure the social identity of a privileged group?
Keywords: Memória em disputa
Documentário
Identidade social
Família Rocha Miranda
Contested memory
Documentary film
Social identity
Rocha Miranda family
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em História
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19732
Issue Date: 28-Aug-2025
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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