https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19704| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| tatianefatimaderezende.pdf | PDF/A | 9.6 MB | Adobe PDF | View/Open | 
| Type: | Tese | 
| Title: | As visitas das senhoras inspetoras e dos senhores inspetores: fiscalização do ensino nos colégios Nossa Senhora das Dores e Santo Antônio de São João del-Rei (1937-1964) | 
| Author: | Rezende, Tatiane Fátima de | 
| First Advisor: | Souza, Maria Zélia Maia de | 
| Referee Member: | Lopes, Jader Janer Moreira | 
| Referee Member: | Martins, Marcus Leonardo Bomfim | 
| Referee Member: | Silva, José Cláudio Sooma | 
| Referee Member: | Nascimento, Fátima Aparecida do | 
| Resumo: | A presente pesquisa integra o campo da História da Educação, buscando olhar para as culturas e práticas que se desenvolveram no cotidiano escolar de dois colégios confessionais de São João del-Rei: o Colégio Santo Antônio e o Colégio Nossa Senhora das Dores, no período entre 1937 e 1964. De tal modo, tomei como objeto de pesquisa a ação dos inspetores de ensino atuantes nos dois estabelecimentos de ensino são-joanenses, considerando-os enquanto importantes figuras na configuração escolar, que influenciaram diretamente as práticas cotidianas vivenciadas nas instituições e as culturas escolares constituídas a partir de tais experiências. Para tal, foram utilizadas uma série de conjuntos documentais, fundamentais para a compreensão de diferentes aspectos da inspeção de ensino, tais como fotografias, jornais escolares, legislações educacionais e documentos administrativos, em especial, os termos de visita e os relatórios de inspeção. As análises estiveram centradas em dois períodos de importantes transformações políticas e educacionais no Brasil, passando pelo Estado Novo (1937-1945) e pelo período Liberal-democrático (1946-1964). Em cada um destes contextos, a educação foi tomada como importante meio para efetivação de projetos políticos distintos, seja na busca da formação da identidade nacional do primeiro ou na valorização da modernidade do segundo. Neste quadro, os inspetores ensino atuaram dentro das instituições escolares estudadas enquanto mediadores das determinações oficiais, materializadas em órgãos como Ministério da Educação e a Secretaria Estadual de Educação, e os agentes escolares, com os quais estabeleciam relações e vínculos no exercício de suas funções. Para além dos muros das escolas, foi possível perceber que diversos inspetores desenvolveram carreiras profissionais, relacionadas ou não ao campo educacional. Assim, enquanto alguns atuaram como professores e diretores de educandários são-joanenses, outros desenvolveram atividades profissionais desvinculadas ao campo educacional. Deste modo, muitos inspetores atuaram como advogados, médicos, poetas, escritores, jornalistas, políticos, farmacêuticos em paralelo com suas funções na inspeção escolar, tendo sido possível perceber a existência de redes de sociabilidade intelectual vinculando os inspetores e associações literárias e culturais são-joanenses. | 
| Abstract: | The present research is part of the field of the historiography of education, aiming to examine the cultures and school practices that developed in the daily life of two confessional schools in São João del-Rei: Colégio Santo Antônio and Colégio Nossa Senhora das Dores, during the period from 1937 to 1964. Thus, I took as the research object the actions of the education inspectors working in these two São João institutions, considering them as important figures in the school configuration who directly influenced the daily practices experienced in the institutions and the school cultures constituted from these experiences. For this purpose, a series of documentary sets were used, fundamental for understanding different aspects of educational inspection, such as photographs, school newspapers, educational legislation, and administrative documents, especially the visit reports and inspection reports. The analyses focused on two periods of significant political and educational transformations in Brazil, covering the Estado Novo (1937–1945) and the Liberal-Democratic period (1946–1964). In each of these contexts, education was regarded as an important means for implementing distinct political projects, whether in the pursuit of forming national identity in the first period or valuing modernity in the second. Within this framework, the education inspectors acted within the studied school institutions as mediators of official determinations, materialized in bodies such as the Ministry of Education and the State Department of Education, and the school agents with whom they established relationships and bonds in the exercise of their functions. Beyond the school walls, it was possible to perceive that several inspectors developed professional careers related or unrelated to the educational field. Thus, while some worked as teachers and principals of São João schools, others pursued professional activities unrelated to education. In this way, many inspectors acted as lawyers, doctors, poets, writers, journalists, politicians, and pharmacists alongside their roles in school inspection, revealing the existence of intellectual sociability networks linking the inspectors with São João delRei’s literary and cultural associations. | 
| Keywords: | História da educação Inspeção escolar Colégios confessionais Cultura escolar São João del-Rei History of education School inspection Confessional schools School culture | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Educação | 
| Program: | Programa de Pós-graduação em Educação | 
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19704 | 
| Issue Date: | 7-Jul-2025 | 
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses) | 
This item is licensed under a Creative Commons License
     
    

 
						
						
						
					 
						
						
					 
						
					 
		
					




