Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19614
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gisellelacerdarosa.pdfPDF/A421.78 kBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A experiência da aplicação de um grupo focal com mulheres empreendedoras negras em Governador Valadares-MG
Author: Rosa, Giselle Lacerda
Lima, Iago Lenon de Almeida
First Advisor: Paula Neto, Alcielis de
Referee Member: Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Referee Member: Corrêa, Stela Cristina Hott
Resumo: Entendendo que a polivalência do método do grupo focal (focus group) pode ser explorada para além dos horizontes dos proponentes e articuladores deste tipo de procedimento metodológico (normalmente para fins de entendimento do comportamento do consumidor), este estudo tem um objetivo peculiar. Trata-se de analisar os benefícios latentes da participação de mulheres negras em uma sessão de grupo focal com desdobramentos no espírito empreendedor das mesmas. Ou seja, busca o entendimento dos efeitos nas próprias entrevistas selecionadas como objeto de estudo e/ou unidades de análise quando da oportunidade de participarem de uma sessão de grupo focal. Para tanto, revisou-se a literatura sobre as nuances de grupo focal enquanto método e técnica de pesquisa qualitativa, muito apropriada em marketing, na sociologia, na saúde e em outras áreas do conhecimento. Obviamente, a configuração e os aspectos estruturais deste procedimento e método foram os protagonistas na metodologia aqui adotada. Desta forma, os resultados alcançados apontaram algumas vantagens para um grupo seleto de empreendedoras negras que foram requisitadas a participar de uma sessão programada de focus group em Governador Valadares-MG. Neste caso, detectou-se um recrudescimento do espírito empreendedor das mesmas em função das possibilidades de netwoking promovidas, do autoconhecimento organizacional e da autoeficácia empreendedora fortalecida, da terapia ocupacional fornecida e da apresentação e promoção de seus respectivos negócios com prognósticos reais de parcerias e abertura de novos clientes em potencial. Assim, as considerações finais ressaltam as múltiplas virtudes do método do grupo focal que acaba se destacando com um triplo propósito: privilegia quem contrata e prospecta o método para os fins de uma pesquisa qualitativa de análise mercadológica apurada, favorece o perfil e a competência gerencial de quem articula, organiza e promove as sessões e beneficia os atores sociais que efetivamente entusiasmam-se quando participam como unidades de análise na própria dinâmica das sessões efetuadas.
Abstract: Understanding that the versatility of the focus group method can be explored beyond the horizons of its proponents and organizers (typically for the purpose of understanding consumer behavior), this study has a unique objective. It analyzes the latent benefits of Black women's participation in a focus group session, with implications for their entrepreneurial spirit. In other words, it seeks to understand the effects on the interviews themselves, selected as the object of study and/or units of analysis when given the opportunity to participate in a focus group session. To this end, we reviewed the literature on the nuances of focus groups as a qualitative research method and technique, highly appropriate in marketing, sociology, health, and other fields of knowledge. Obviously, the configuration and structural aspects of this procedure and method were central to the methodology adopted here. Thus, the results revealed some advantages for a select group of Black women entrepreneurs who were asked to participate in a scheduled focus group session in Governador Valadares, Minas Gerais. In this case, a resurgence of their entrepreneurial spirit was detected due to the networking opportunities promoted, the organizational self-awareness and strengthened entrepreneurial se f-efficacy, the occupational therapy provided, and the presentation and promotion of their respective businesses, with realistic prospects for partnerships and the opening of new potential clients. Thus, the final considerations highlight the multiple virtues of the focus group method, which ultimately stands out for its threefold purpose: it benefits those who hire and prospect the method for the purposes of qualitative research with accurate market analysis; it enhances the profile and managerial competence of those who coordinate, organize, and promote the sessions; and it benefits the social actors who are truly enthusiastic when they participate as units of analysis in the very dynamics of the sessions themselves.
Keywords: -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19614
Issue Date: 21-Aug-2025
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons