Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19408
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leonardodesouzafernandes.pdfPDF/A1.16 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.contributor.referee1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675395434849769pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Camila Fernanda Bassetto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5089831236213689pt_BR
dc.creatorFernandes, Leonardo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-16T14:37:31Z-
dc.date.available2025-09-15-
dc.date.available2025-09-16T14:37:31Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19408-
dc.description.abstractThis study, developed within the Professional Graduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP/CAEd) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), aims to identify the challenges and possibilities of using external assessment data in the strategic management of mathematics learning at E.E. Conselheiro Afonso Pena in the city of Betim, Minas Gerais. The need for this research arises from the increasing importance of external assessments in shaping public education policies in Brazil. The research is based on the reflections of authors such as Burgos (2020), Luckesi (2011), Gatti (2009), Dalcoso (2011), Machado (2023), Luck (2001), Veiga (2001), and D’Ambrósio (2005). This theoretical framework was chosen to clarify concepts such as assessment, strategic planning, learning management, the use of formative evaluation data, and the mathematics learning gap among students. As a methodological approach, data was collected through semi-structured interviews with the school’s management, pedagogues, and mathematics teachers at E.E.C.A.P. The interview focused on three main areas: I - the use of external assessment data, II - planning and management of learning, and III - ongoing professional development. Among the key findings from the field research, it is highlighted that the school lacks a consolidated culture of external assessment, the use of external assessment data is in its early stages, teachers' planning is homogeneous, and ongoing professional development is insufficient, particularly regarding understanding and using external assessment data. This gap affects the seriousness with which students approach the tests. To address these challenges, the study proposes an Educational Action Plan (EAP) structured around three main actions: strategic planning for the institution, improving the use of external assessment data and aligning mathematics teachers' lesson plans, and offering ongoing professional development for teachers during extracurricular hours (Module II).pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, desenvolvido no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, (PPGP/CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem como proposta identificar os desafios e as possibilidades de utilização dos dados das avaliações externas na gestão estratégica da aprendizagem Matemática da E.E. Conselheiro Afonso Pena no município de Betim, Minas Gerais. A realização da pesquisa se justifica devido à relevância que as avaliações externas têm assumido no direcionamento das políticas públicas de educação no país. A pesquisa está baseada nas reflexões de autores como Burgos (2020), Luckesi (2011), Gatti (2009), Dalcoso (2011), Machado (2023) Luck (2001), Veiga (2001) e D’Ambrósio (2005). A escolha de tal aporte teórico visa elucidar os conceitos de avaliação, planejamento estratégico, gestão da aprendizagem, apropriação dos dados das avaliações formativas e a defasagem matemática dos estudantes. Como percurso metodológico foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestor, pedagogas e professores de Matemática da E.E.C.A.P, abordando os eixos: I- apropriação das avaliações externas e uso dos dados, eixo II- planejamento e gestão da aprendizagem e eixo III- formação continuada. Entre os principais apontamentos sinalizados pela pesquisa de campo, destacam-se uma cultura de avaliação externa não consolidada na instituição, a apropriação dos dados das avaliações externas é incipiente; os planejamentos dos professores são homogêneos, a formação continuada dos profissionais da escola se mostrou deficiente, especialmente no que diz respeito ao entendimento e à utilização dos dados das avaliações externas, o que interfere na seriedade e a forma como os alunos encaram os testes. Para superar esses desafios, o trabalho propõe um Plano de Ação Educacional (PAE) estruturado em três ações principais: Realização do planejamento estratégico da instituição. Apropriação dos dados das avaliações externas e alinhamento dos planos de ensino dos professores de Matemática e Formação continuada dos professores durante os horários das atividades extraescolares (módulo II).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliações externaspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectGestão da aprendizagempt_BR
dc.subjectDefasagem matemáticapt_BR
dc.subjectExternal assessmentspt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectLearning managementpt_BR
dc.subjectMathematics learning gappt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleReflexões sobre a apropriação dos resultados das avaliações externas de matemática: um estudo sobre a gestão estratégica da aprendizagem em uma escola de Betim / MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons