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Type: Dissertação
Title: Gestão pedagógica nos anos finais do ensino fundamental em escola estadual de cidade mineira de pequeno porte: o planejamento com base em evidências
Author: Lima, Rafael Pereira de
First Advisor: Silva, Hilda Aparecida Linhares da
Referee Member: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Freesz, Luciana
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), analisa os procedimentos de gestão pedagógica da Escola Estadual Dom Casmurro e a relevância atribuída ao uso de evidências nesse processo. O estudo tem como objetivo geral analisar a gestão pedagógica e a apropriação dos resultados das avaliações no planejamento escolar, propondo ações para o aprimoramento desse processo. Os objetivos específicos consistem em: i) descrever os procedimentos, as possibilidades e os limites da gestão pedagógica da escola; ii) analisar o uso de dados nas ações de (re)planejamento; e iii) propor ações voltadas à consolidação de uma gestão pedagógica baseada em evidências. Parte-se da hipótese de que práticas de gestão pedagógica fundamentadas em evidências podem contribuir para uma atuação mais alinhada à realidade dos estudantes, favorecendo a melhoria do desempenho escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza, como instrumentos de coleta de dados, rodas de conversa com professores do 9º ano do Ensino Fundamental e com a especialista de educação básica dos Anos Finais. O referencial teórico apoia-se em estudos sobre gestão escolar (Oliveira; VasquesMenezes, 2014; Young, 2014), teoria do currículo e apropriação dos resultados das avaliações (Fontanive, 2013; Roldão; Almeida, 2018; Bauer, 2020), considerando as interfaces entre avaliação e currículo, autonomia docente e os impactos das avaliações externas na organização do ensino. Os dados analisados evidenciam que a gestão pedagógica enfrenta desafios significativos no planejamento e na execução das ações escolares. Verifica-se uma predominância de decisões reativas às demandas cotidianas, em detrimento de práticas coletivas e ações intencionais, o que dificulta a incorporação sistemática de dados e evidências ao planejamento escolar. Como resultado, elabora-se um Plano de Ação Educacional (PAE) que propõe estratégias para consolidar uma gestão mais participativa e orientada por evidências.
Abstract: This dissertation, developed within the scope of the Professional Master’s Degree in Education Management and Assessment (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), analyzes the pedagogical management procedures of Dom Casmurro State School and the relevance assigned to the use of evidence in this process. The general objective of the study is to analyze pedagogical management and the appropriation of assessment results in school planning, proposing actions to improve this process. The specific objectives are: i) to describe the procedures, possibilities, and limitations of the school’s pedagogical management; ii) to analyze how the school uses data in its (re)planning processes; and iii) to propose actions aimed at strengthening evidencebased pedagogical management. The study assumes that pedagogical management practices based on evidence can promote actions more aligned with students’ realities, contributing the improved academic performance. It adopts a qualitative research approach and uses conversation circles with 9 th -grade teachers and the basic education specialist of the Final Years segment as data collection instruments. The theoretical framework is based on studies about school management (Oliveira & Vasques-Menezes, 2014; Young, 2014), curriculum theory, and the appropriation of assessment results (Fontanive, 2013; Roldão & Almeida, 2018; Bauer, 2020), highlighting the relationships between assessment and curriculum, teacher autonomy, and the impact of external assessments on teaching practices. The data reveal that pedagogical management faces significant challenges in planning and implementing school actions. The findings indicate a predominance of reactive decisions to everyday demands, rather thant intentional and collectively built strategies, which hinders the systematic use of data and evidence in planning. As a result, the study presents an Educational Action Plan (PAE) that proposes strategies for consolidating a more participatory and evidence-oriented pedagogical management.
Keywords: Gestão pedagógica
Avaliação educacional
Uso de evidências
Pedagogical management
Educational assessment
Evidence use
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19350
Issue Date: 9-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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