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Type: Dissertação
Title: Programa nosso ensino médio: a via empresarial de formação continuada docente no contexto do novo ensino médio em Minas Gerais
Author: Barbosa, Brayon Marques
First Advisor: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Referee Member: Martins, Elita Betania de Andrade
Referee Member: Silva, Monica Ribeiro da
Resumo: A presente dissertação, no contexto da Lei nº 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular, tematiza as políticas de formação docente, especialmente de Formação Continuada, induzidas pela referida política curricular. Apresenta, observada a estreita relação que tem se estabelecido entre o setor empresarial, a nova filantropia e políticas educacionais em escala global, uma discussão sobre a agência de Organizações da Sociedade Civil na definição do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum de Formação Continuada, apreendidos sob o conceito de reforma empresarial da educação. Defende que esses agentes políticos têm atuado na implementação dessas políticas em escala regional, tencionando responder a questão de pesquisa: qual concepção de Formação Continuada de Professores o setor empresarial buscou imprimir a partir das Políticas de Formação Continuada vinculadas à Base Nacional Comum Curricular e à Reforma do Ensino Médio no estado de Minas Gerais? Nesse sentido, objetiva analisar a concepção de Formação Continuada empreendida pelo Programa Nosso Ensino Médio, frente ao Acordo de Cooperação firmado entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e o Instituto Iungo. Compreende, desse modo, os objetivos específicos de: i) Discutir o Novo Ensino Médio, da Lei nº 13.415/2017, a partir do conceito de reforma empresarial da educação, das disputas travadas em seu entorno na arena de políticas educacionais brasileira e da implementação desta política em Minas Gerais; ii) Compreender os deslocamentos conceituais promovidos pela Base Nacional Comum Curricular no campo da Educação e de Formação Docente; iii) Analisar a política de Formação Continuada do estado de Minas Gerais a partir do Acordo de Cooperação firmado entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e o Instituto Iungo; iv) Mapear as atividades formativas desenvolvidas mediante a privatização da Formação Continuada de docentes em Minas Gerais; v) Analisar o conceito de Formação Continuada que orienta o Programa Nosso Ensino Médio na implementação da política de Formação Continuada no estado de Minas Gerais. A dissertação se fundamenta em uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como a partir da análise documental (Lüdke; André, 2022). Traz como principais referências os trabalhos de Freitas (2018), Ball (2005;2022), Arroyo (2013), Biesta (2012), Fiorentini e Crecci (2013) e Gatti et al. (2019). Como considerações finais, aponta que a Política de Formação Continuada de Minas Gerais, privatizada mediante o Acordo de Cooperação estabelecido entre a Secretaria de Estado de Educação e o Instituto Iungo, se insere no quadro de uma via empresarial de Formação Continuada. Essa concepção de Formação Continuada de Professores se apresenta enquanto um dispositivo de reforma dos profissionais docentes da rede estadual de ensino de Minas Gerais, no sentido do desenvolvimento de uma profissionalidade próxima à proletarização do professorado, com vistas à redução de sua autonomia e a padronização da ação pedagógica, transformando docentes em técnicos implementadores de currículos. Trata-se do neoliberalismo sendo feito na Formação Continuada, introjetando sua racionalidade pela ação articulada entre o setor empresarial, as Organizações da Sociedade Civil e o próprio Estado.
Abstract: This dissertation, in the context of Law No. 13,415/2017 and the National Common Curriculum Base, addresses teacher training policies, especially Continuing Education, induced by the aforementioned curriculum policy. It presents, bearing in mind the close relationship that has been established between the business sector, new philanthropy, and educational policies on a global scale, a discussion about the agency of Civil Society Organizations in the definition of the New High School and the National Common Base for Continuing Education, perceived through the concept of corporate education reform. It argues that these political agents have been active in the implementation of these policies on a regional scale, intending to answer the research question: what conception of Continuing Teacher Education did the business sector seek to imprint based on the Continuing Education Policies linked to the National Common Curriculum Base and Secondary Education Reform in the state of Minas Gerais? In this sense, it aims to analyze the concept of Continuing Education employed by the Nosso Ensino Médio Programme, in light of the Cooperation Agreement signed between the Minas Gerais State Department of Education and the Iungo Institute. It therefore has the specific objectives of: i) To discuss the New High School, Law No. 13,415/2017, based on the concept of corporate education reform, the disputes surrounding it in the Brazilian educational policy arena, and the implementation of this policy in Minas Gerais; ii) To comprehend the conceptual displacements promoted by the National Common Curriculum Base in the field of Education and Teacher Training; iii) To analyze the Continuing Education policy of the state of Minas Gerais based on the Cooperation Agreement signed between the Minas Gerais State Department of Education and the Iungo Institute; iv) To map the training activities developed through the privatization of Continuing Education for teachers in Minas Gerais; v) To analyze the concept of Continuing Education that guides the Nosso Ensino Médio Programme in the implementation of the Continuing Education policy in the state of Minas Gerais. The dissertation is based on bibliographic research on the topic, as well as on documentary analysis (Lüdke; André, 2022). Its main references are the works of Freitas (2018), Ball (2005; 2022), Arroyo (2013), Biesta (2012), Fiorentini and Crecci (2013), and Gatti et al. (2019). As final considerations, it points out that the Continuing Education Policy of Minas Gerais, privatized through the Cooperation Agreement established between the State Department of Education and the Iungo Institute, is part of a corporate way to Continuing Education. This conception of Continuing Education for Teachers is presented as a device for reforming teaching professionals in the state education system of Minas Gerais, in the sense of developing a professionalism close to the proletarianization of teachers, with a view to reducing their autonomy and standardizing pedagogical action, transforming teachers into technicians who implement curricula. This is neoliberalism being done in Continuing Education, internalizing its rationality through the articulated action between the business sector, Civil Society Organizations, and the State itself.
Keywords: Reforma empresarial da educação
Novo ensino médio
Formação continuada de professores
Programa nosso ensino médio
Instituto Iungo
Corporate education reform
New high school
Continuing teacher education
Nosso ensino médio programme
Iungo institute
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19348
Issue Date: 4-Jul-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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