DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Juliana Maddalena Trifilio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7794215208644937 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dutra, Antônio Carlos Siqueira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7227020619042646 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa-Moura, Fernanda Theophilo da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8886755942071349 | pt_BR |
dc.creator | Gonzaga, Júlia Lígia Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7352269746469109 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-28T11:41:51Z | - |
dc.date.available | 2025-08-27 | - |
dc.date.available | 2025-08-28T11:41:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19300 | - |
dc.description.abstract | The letter that is made in this research invites us to look and the gesture of writing. Situated in
the field of Psychoanalysis and Education, this investigation explores people's relationships
with writing and the letter, based on the lacanian concept of the letter (Lacan, 1985a, 1998,
2003b, 2005a) and its materiality. Traditionally, school introduces us to the alphabet letter,
moment when we take position, open our notebooks, and hold the pencil for the first time. Just
as school letter is born from a gesture, so too is the letter in this work: a trace that persists, even
when we try to erase it. The letters of the lacanian unconscious lead us to the letters of people,
those who drawn on paper, in the sky, or in rice fields, allowing us to glimpse of the writing
subject. Between Psychoanalysis, the poetry that permeates Literature, and the Education that
moves me, I enroll myself in a science-poetry that questions how people relate to writing and
the letter throughout their trajectories. This research adopts Listening as a methodological field,
based on the works of Dias (2019, 2022, 2024), Gurski (2008, 2019), and Dunker & Thebas
(2021). Emerging from fieldwork with elderly people from the rural area of Divinópolis/MG,
it seeks to understand how the letter mark the life narratives of these subjects. The narratives
reveal that letters, as unique marks, go beyond graphic representation, becoming a trace that
connects the subject to the other, to the language, and to the culture. This investigation offers
new perspectives on the relationship between Psychoanalysis and Education, opening pathways
for working with the letter both in and beyond its material form. Through the marks left by the
land of erasures traced in “Lituraterra” (Lacan, 2003b, 2005a), the concept of letter-earth was
developed, living letters that envelop people and their schools. | pt_BR |
dc.description.resumo | A letra que se faz nesta pesquisa convida ao olhar e ao gesto de escrever. Situada no campo da
Psicanálise e Educação, esta investigação explora as relações das pessoas com a escrita e a letra,
baseando-se no conceito lacaniano de letra (Lacan, 1985a, 1998, 2003b, 2005a) e em sua
materialidade. A escola, tradicionalmente, nos apresenta a letra alfabética, momento em que
tomamos posição, abrimos nossos cadernos e seguramos o lápis pela primeira vez. Assim como
a letra escolar nasce de um gesto, a letra deste trabalho também: um traço que persiste, mesmo
quando tentamos apagá-lo. As letras do inconsciente lacaniano nos conduzem às letras das
pessoas, aquelas que desenham no papel, no céu ou em plantações de arroz, permitindo entrever
o sujeito escrevente. Entre a Psicanálise, a poesia que permeia a Literatura e a Educação que
me move, inscrevo-me em uma ciência-poesia que questiona como as pessoas se relacionam
com a escrita e a letra ao longo de suas trajetórias. A pesquisa adota a Escuta como campo
metodológico, com base nos trabalhos de Dias (2019, 2022, 2024), Gurski (2008, 2019) e
Dunker e Thebas (2021). A partir do trabalho de campo com idosos da zona rural de
Divinópolis/MG, buscou-se compreender como a letra marca as narrativas de vida desses
sujeitos. As narrativas revelam que a letra, enquanto marca singular, ultrapassa a representação
gráfica, tornando-se um traço que conecta o sujeito ao outro, à linguagem e à cultura. Esta
investigação lança novas perspectivas sobre a relação entre Psicanálise e Educação, abrindo
caminhos para o trabalho com a letra na materialidade e para além dela. Através das marcas
deixadas pela terra de rasuras traçada em “Lituraterra” (Lacan, 2003b, 2005a), desenvolveuse a letra-terra, letras vivas que envolvem as pessoas e suas escolas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letra | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Letter | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Experience | pt_BR |
dc.subject | Psychoanalysis | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | “É a letra, professora?” Um caminho entre o corpo da letra e o corpo do sujeito pelo gesto da escrita | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações)
|