https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19293
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vitoriamarquesnogueira.pdf | PDF/A | 1.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Acessibilidade e saúde: efeitos da pavimentação da rodovia 429 sobre atenção à saúde |
Author: | Nogueira, Vitoria Marques |
First Advisor: | Feres, Flavia Lucia Chein |
Co-Advisor: | Fraga, Rafael Lima |
Referee Member: | Rezende, Gerciana Aparecida |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a analisar a influência da pavimentação da rodovia BR-429 sobre as redes de atenção à saúde da área na qual é localizada na Amazônia Legal. Os dados acerca da rodovia foram obtidos através do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e do SNV (Sistema Nacional de Viação), com o intuito de criar uma linha evolutiva da infraestrutura da rodovia a ser estudada. Os dados acerca das redes de atenção foram obtidos através do DataSUS e do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Com isso, foi possível estimar um modelo Diff-in- diff (diferença em diferenças) que nos fornece a possibilidade de análise do efeito causado pela pavimentação da rodovia quando se trata do acesso a tratamentos e vacinas ofertadas em estabelecimentos localizados na região, próximos ou cortados pela BR-429. Verificamos que a melhoria da superfície da rodovia ao longo dos anos impacta positivamente em uma maior cobertura vacinal nesta região. Isso demonstra uma tendência à aceitação de que uma melhor infraestrutura das rodovias amplia o acesso da população a redes de saúde - pelo menos em áreas consideradas remotas. A principal limitação da pesquisa foi analisar a rodovia por completo, visto que sua conexão com as demais rodovias poderia influenciar diretamente os resultados que foram encontrados, ou seja, causaria um viés na relevância da rodovia a ser analisada individualmente. |
Abstract: | This work aims to examine the effect of paving the BR-429 highway on healthcare networks in the area within the Legal Amazon. Data about the highway were obtained from DNIT (National Department of Transport Infrastructure) and SNV (National Road System) to create a development timeline of the highway infrastructure being studied. Healthcare network data were collected through DataSUS and CNES (National Registry of Health Establishments). Therefore, a Diff-in-Diff model (difference in differences) was used to analyze how highway paving impacted access to treatments and vaccines provided by local health facilities near or intersected by BR-429. The surface improvements over the years have led to increased vaccination coverage in the region. This supports the idea that better highway infrastructure enhances population access to health services, especially in remote areas. The main limitation was the inability to analyze the highway connection to other roads, which could directly influence the results and potentially bias the importance of the section studied individually. |
Keywords: | Redes de atenção à saúde Amazônia legal Estabelecimentos de saúde Rodovias Health care networks Legal Amazon Health establishments Highways |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Economia |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19293 |
Issue Date: | 13-Aug-2025 |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License