Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19227
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lauradasilvacipriano.pdf375.49 kBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A linguagem em bebês e a importância da atuação docente na creche
Author: Cipriano, Laura da Silva
First Advisor: Santos, Nubia Aparecida Shaper
Referee Member: Rocha, Priscila
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o desenvolvimento da linguagem em bebês, com ênfase nas fases dessa construção e na importância do estímulo verbal desde os primeiros meses de vida. O objetivo central é compreender de que forma a formação docente influencia as práticas pedagógicas voltadas à linguagem na primeira infância, especialmente no trabalho com crianças de 0 a 3 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisa a produção acadêmica publicada no Grupo de Trabalho 07 – Educação de 0 a 6 anos da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd), a partir da leitura de 05 artigos selecionados. Os estudos analisados destacam que o bebê deve ser reconhecido como sujeito ativo na construção do próprio conhecimento e que a linguagem se desenvolve em um processo que envolve interação, escuta, afeto e intencionalidade pedagógica. A pesquisa também aponta que há lacunas na formação inicial das professoras para lidar com as especificidades dessa faixa etária, o que dificulta a criação de ambientes que favoreçam experiências significativas de comunicação e expressão. Assim, torna-se urgente repensar os currículos dos cursos de Pedagogia e valorizar a formação continuada, promovendo práticas que integrem o cuidar e o educar de forma indissociável. O estudo reforça que o estímulo verbal e o reconhecimento das múltiplas linguagens são fundamentais para o desenvolvimento integral dos bebês.
Abstract: This undergraduate thesis focuses on language development in infants, emphasizing the stages of this process and the importance of verbal stimulation from the first months of life. The main objective is to understand how teacher education influences pedagogical practices related to language in early childhood, especially when working with children aged 0 to 3 years. This is a qualitative research based on the academic production published in Working Group 07 – Education from 0 to 6 years of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd), through the analysis of 05 selected articles. The studies analyzed highlight that infants must be recognized as active subjects in the construction of knowledge and that language develops through interaction, listening, affection, and pedagogical intentionality. The research also indicates that there are gaps in initial teacher education concerning the specificities of this age group, which hinders the creation of environments that support meaningful experiences of communication and expression. Therefore, it is urgent to rethink teacher training curricula and to value continuing education, promoting practices that integrate care and education in an inseparable way. This study reinforces that verbal stimulation and the recognition of multiple forms of language are essential for the comprehensive development of infants.
Keywords: Desenvolvimento da linguagem
Bebês
Estímulo verbal
Educação infantil
Language development
Infants
Verbal Stimulation
Early childhood education
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19227
Issue Date: 14-Aug-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons