Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19216
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luccapasolinifranco.pdfPDF/A725.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Aplicação da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada no ensino das práticas cirúrgicas em Odontologia: uma revisão de escopo
Author: Franco, Lucca Pasolini
First Advisor: Soares, Mônica Regina Pereira Senra
Referee Member: Dias, Alexa Magalhães
Referee Member: Aquino, Sibele Nascimento de
Resumo: Esta revisão de escopo teve como objetivo mapear e sintetizar as evidências científicas disponíveis acerca do uso de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) no ensino de procedimentos cirúrgicos odontológicos, com foco em sua aplicabilidade, benefícios pedagógicos e desafios de implementação. A metodologia seguiu as diretrizes do Instituto Joanna Briggs (JBI) e o checklist PRISMA-ScR, utilizando a estratégia PCC (População, Conceito, Contexto) para estruturar a questão norteadora da pesquisa. As buscas foram realizadas nas bases PubMed (62), Scopus (27), Web of Science (62) e Google Scholar (91), com recorte temporal de dez anos (2015–2025). Após a triagem e análise, 13 estudos foram incluídos na amostra final. Os estudos selecionados foram classificados em quatro categorias temáticas: (1) educação e treinamento imersivo, evidenciando ganhos no desempenho prático, autonomia e engajamento discente por meio de simulações realistas em RV; (2) realidade aumentada aplicada à cirurgia ortognática, demonstrando avanços na acurácia do planejamento e execução cirúrgica; (3) simuladores hápticos e físicos, destacando a importância do feedback tátil no desenvolvimento de habilidades psicomotoras; e (4) inovações digitais e o uso do metaverso como ferramenta emergente na construção de ambientes educacionais colaborativos. Os resultados indicaram que a aplicação de tecnologias imersivas no ensino odontológico potencializa o desenvolvimento de competências clínicas e cognitivas, embora ainda existam barreiras relacionadas à infraestrutura tecnológica, à padronização metodológica e à formação docente, sobretudo em países do sul global. Conclui-se que, embora ainda em processo de consolidação, o uso de RV e RA representa um avanço significativo na modernização do ensino cirúrgico em Odontologia, com potencial para tornar a formação mais acessível, segura e eficaz.
Abstract: This scoping review aimed to map and synthesize the available scientific evidence on the use of virtual reality (VR) and augmented reality (AR) in the teaching of surgical procedures in dentistry, with an emphasis on their applicability, pedagogical benefits, and implementation challenges. The methodological framework followed the Joanna Briggs Institute (JBI) guidelines and the PRISMA-ScR checklist. The PCC strategy (Population, Concept, Context) was used to guide the research question. Searches were conducted across PubMed, Scopus, Web of Science, and Google Scholar, covering publications from 2013 to 2025. After screening and full-text analysis, 13 studies were selected. The included studies were grouped into four thematic categories: (1) immersive education and training, highlighting improvements in practical performance, learner autonomy, and engagement through realistic VR simulations; (2) augmented reality applied to orthognathic surgery, demonstrating increased accuracy in planning and surgical execution; (3) haptic and physical simulators, emphasizing the value of tactile feedback for the development of psychomotor skills; and (4) digital innovations and the emerging use of the metaverse in collaborative educational environments. The findings suggest that immersive technologies significantly enhance the development of clinical and cognitive competencies in dental education. However, challenges remain, particularly in Latin America, due to technological limitations, lack of standardized protocols, and insufficient faculty training. It is concluded that, while still evolving, the integration of VR and AR marks a substantial step forward in modernizing dental surgical education, offering safer, more efficient, and more inclusive learning experiences.
Keywords: Realidade virtual
Realidade aumentada
Realidade mista
Odontologia
Cirurgia maxilofacial
Ensino
Virtual reality
Augmented reality
Mixed reality
Dentistry
Maxillofacial surgery
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19216
Issue Date: 6-Aug-2025
Appears in Collections:Odontologia - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons