Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19148
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariodesouzalopesneto.pdfPDF/A843.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973732333120150pt_BR
dc.contributor.referee1Zanini, Alexandre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405561164951777pt_BR
dc.creatorLopes Neto, Mário de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1871629334695736pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-08T14:03:08Z-
dc.date.available2025-04-16-
dc.date.available2025-08-08T14:03:08Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19148-
dc.description.abstractThis study analyzes the limits and possibilities of the Zona da Mata Regional Airport (IZA) as a driver of economic development in the Zona da Mata region of Minas Gerais, Brazil. The research adopts a theoretical and empirical approach based on regional development and logistics theories, combining bibliographic review, case study, and the analysis of operational and socioeconomic data. It evaluates the airport’s infrastructure, its feasibility for cargo and passenger transport, and its integration with the region’s Dry Port. The study highlights the potential for integration with e-commerce and the importance of public policies to consolidate IZA as a logistics hub. Despite challenges such as poor road conditions, the airport presents favorable conditions to support regional economic dynamization. This research fills a gap in the literature on regional airports and offers insights for public managers and policymakers.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa os limites e as possibilidades do Aeroporto Regional da Zona da Mata (IZA) como vetor de desenvolvimento econômico para a Zona da Mata Mineira. O estudo parte de uma abordagem teórica e empírica, fundamentado em teorias de desenvolvimento regional e logística, combinando revisão bibliográfica, estudo de caso e análise de dados operacionais e socioeconômicos. Avalia-se a infraestrutura do aeroporto, sua viabilidade para transporte de cargas e passageiros, e sua articulação com o Porto Seco da região. Destaca-se o potencial de integração com o comércio eletrônico e a importância de políticas públicas para consolidar o IZA como hub logístico. Apesar de desafios como a precariedade rodoviária, o aeroporto apresenta condições favoráveis para contribuir com a dinamização econômica regional. A pesquisa preenche uma lacuna na literatura sobre aeroportos regionais e oferece subsídios para gestores e formuladores de políticas públicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIZApt_BR
dc.subjectAeroporto regionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectRegional airportpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades para a integração entre o Aeroporto Presidente Itamar franco e a Zona da Mata Mineirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons