Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19090
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
amandaglatzlgeheim.pdf6.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rocha, Juliano Guerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944535179478135pt_BR
dc.contributor.referee1Bellotti, Andreia Alvim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9867650867886059pt_BR
dc.creatorGeheim, Amanda Glatzl-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-24T13:08:44Z-
dc.date.available2025-03-12-
dc.date.available2025-07-24T13:08:44Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19090-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar quais estratégias pedagógicas são recomendadas para a alfabetização de crianças com dislexia, sugerindo a criação de um jogo didático para contribuir nesse processo. Por meio de uma revisão de literatura, o Trabalho de Conclusão de Curso discutiu o conceito de dislexia e os procedimentos para seu diagnóstico. Em seguida, apresentou um levantamento sobre as pesquisas relacionadas à alfabetização desse público e à atuação do alfabetizador. Dentre os encaminhamentos metodológicos abordados, verificou-se que os estudos indicavam intervenções focadas no desenvolvimento da consciência fonológica. Com base nessa fundamentação teórica, especialmente nos trabalhos de Artur Gomes de Morais, foi elaborado o jogo “Trilha da Sílaba Inicial”, voltado ao nível da consciência silábica. O estudo buscou, assim, contribuir para a formação de professores alfabetizadores e a implementação de metodologias que atendessem às necessidades de estudantes com dislexia, promovendo seu desenvolvimento integral por meio de práticas pedagógicas acessíveis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectJogos de consciência fonológicapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização de crianças com dislexia: a produção de um jogo didático para o desenvolvimento da consciência fonológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons