Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19074
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alexandropereiraalonso.pdfPDF/A1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Gisele Barbosa dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ana Carolina Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Vicente Paulo dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Fernanda Mara Fonseca-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAlonso, Alexandro Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-23T11:42:54Z-
dc.date.available2025-07-23-
dc.date.available2025-07-23T11:42:54Z-
dc.date.issued2025-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19074-
dc.description.abstractThe significance of this research lies in understanding the reasons behind the limited appropriation of the results from intermediate Science assessments at a state school located in the Zona da Mata region of Minas Gerais. The central research question guiding this study is: what factors contribute to the low performance of students in the intermediate Science assessments in the final years of primary education at Sebastião Patrus de Sousa School, and what actions can be implemented to improve student performance? The overarching objective is to investigate the factors potentially associated with the low academic achievement of students in intermediate Science assessments from Years 6 to 9 of primary education, during the period from 2022 to 2024, at the aforementioned school. The study was theoretically grounded in the works of scholars such as Bauer (2015), Lima, Vendramin and Tonin (2020), Bessa (2021), Fonseca (2022), among others who explore this theme. A qualitative research approach was adopted, using a case study methodology. Data collection instruments included a questionnaire administered to Science teachers, as well as two semistructured interviews: one with the deputy headteacher and another with the school’s pedagogical coordinator. Based on the information gathered, it was possible to outline an Educational Action Plan (EAP), which includes the implementation of a mentoring project and the subsequent formation of a dedicated team to support students who score below 50% in the intermediate Science assessments. The plan also foresees the training of Science teachers to enable them to effectively interpret assessment data, as well as strategic adjustments to the school’s management team to ensure a coherent and proactive response to the results of the intermediate evaluations.pt_BR
dc.description.resumoA importância desta pesquisa busca entender o porquê da baixa apropriação dos resultados das avaliações intermediárias de Ciências de uma escola estadual, localizada na zona da mata mineira. A questão que norteou este estudo é: que fatores influenciam no baixo desempenho dos alunos nas avaliações intermediárias de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa, e que ações poderiam ser implementadas para melhorar o desempenho dos alunos? O objetivo geral foi investigar quais são os fatores que podem estar relacionados ao baixo desempenho dos estudantes nas avaliações intermediárias de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos anos de 2022 à 2024, na referida escola. O estudo foi embasado teoricamente por autores como: Bauer (2015), Lima, Vendramin e Tonin (2020), Bessa (2021), Fonseca (2022), entre outros que versam sobre o tema. A metodologia utilizada foi a investigação qualitativa, com um estudo de caso. Como instrumentos metodológicos foi aplicado um questionário aos professores de Ciências, além de serem realizadas duas entrevistas semiestruturadas: uma com o vice-diretor e outra com a especialista (coordenadora pedagógica) da escola. Com base nas informações, foi possível traçar um Plano de Ação Educacional (PAE), prevendo: implementação de um projeto de monitoria com a consequente formação de uma equipe dedicada a auxiliar os alunos que apresentam desempenho abaixo de 50% nas avaliações intermediárias de Ciências; aprimoramento do protocolo de realização das avaliações intermediárias; capacitação dos professores de Ciências para que sejam capazes de interpretar os dados oriundos das avaliações intermediárias; ajustamento da equipe gestora para garantir uma atuação estratégica e coerente frente às avaliações intermediárias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliações externaspt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectSimavept_BR
dc.subjectExternal evaluationspt_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA disciplina de ciências no contexto do sistema mineiro de avaliação e equidade (Simave): o caso de uma escola estadual da Zona da Mata Mineirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons