https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19059
File | Description | Size | Format | |
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luanribeirocaciquedossantos.pdf | PDF/A | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Práticas experimentais no ensino de ciências: importância e subsídios nos conteúdos procedimentais de estudantes dos anos finais do ensino fundamental |
Author: | Santos, Luan Ribeiro Cacique dos |
First Advisor: | Afonso, Andréia Francisco |
Referee Member: | Amorim, Cassiano Caon |
Referee Member: | Cabral, Wallace Alves |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), vinculado ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como objetivo investigar como as práticas experimentais no ensino de Ciências podem contribuir para o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e habilidades investigativas em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola estadual no Vale do Mucuri, Minas Gerais. Além disso, tem-se como objetivo específico: compreender a importância de aulas experimentais para o desenvolvimento dos conteúdos procedimentais e investigativos dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa se justifica pela observação de que são insatisfatórios os resultados dos estudantes do 6º ao 9º ano no componente curricular Ciências, considerando os níveis de desempenho nas avaliações internas e externas. Nesse sentido, as evidências trazidas a partir dos resultados internos e externos da escola, indicam carência pedagógica de aulas experimentais e ausência de sequências de ensino investigativas (SEIs), limitando o conhecimento científico e conteúdos procedimentais. Assim, as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) não estão sendo consolidadas, gerando preocupação em como fortalecer a aprendizagem dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no componente curricular Ciências, de acordo com as habilidades da BNCC. O texto, aborda as práticas experimentais como perspectiva de um ensino de Ciências, onde o estudante possa desenvolver competências e possibilitar a construção do conhecimento científico. Assim, a escola pesquisada, aponta como exemplo de incentivo a prática experimental, a Feira de Ciências desenvolvida anualmente e que tem mostrado bons resultados, tanto no engajamento dos estudantes, quanto no desenvolvimento de suas aprendizagens. Diante disso, o texto traz contribuições teóricas acerca da importância do ensino de Ciências para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes, enfatizando a necessidade de fomentar as aulas práticas no ambiente de sala de aula e os procedimentos experimentais com base em sequências de ensino por investigação. Por fim, a pesquisa de campo foi organizada em entrevistas semiestruturadas com o professor, o gestor da escola e a especialista. Houve ainda a aplicação de questionário para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem mista, combinando dados qualitativos e quantitativos, contribui para uma análise aprofundada acerca da eficácia das aulas experimentais na promoção de aprendizagens e na construção de conteúdos procedimentais e no desenvolvimento de habilidades investigativas. A análise dos dados possibilitou a construção do PAE, apontando como subsidio para os professores, as SEIs além de promover roda de conversa com estudantes e estudo da BNCC e CRMG. |
Abstract: | This dissertation, developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Assessment of Public Education (PPGP), linked to the Center for Public Policies and Assessment of Education of the University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), aims to investigate how experimental practices in the teaching of Science can contribute to the development of procedural content and investigative skills in students in the final years of Elementary School in a state school in Vale do Mucuri, Minas Gerais. In addition, it has the specific objective of understanding the importance of experimental classes for the development of procedural and investigative content of students in the final years of Elementary School. The research is justified by the observation that the results of students from the 6th to 9th grades in the Science curricular component are unsatisfactory, considering the levels of performance in internal and external assessments. In this sense, the evidence from the school's internal and external results indicates a pedagogical lack of experimental classes and the absence of investigative teaching sequences (SEIs), wich limits scientific knowledge and procedural content. Thus, the skills and competencies provided for in the National Common Curricular Base (BNCC) and the Minas Gerais Reference Curriculum (CRMG) are not being consolidated, generating concern about how to strengthen the learning of students from the 6th to 9th grade of Elementary School in the Science curricular component, according to the BNCC skills. The text addresses experimental practices as a perspective in Science teaching, where students can develop skills and construct scientific knowledge. Thus, the school research points out as an example of encouraging experimental practice, the Science Fair held annually and which has shown good results, both in terms of student engagement and in the development of their learning. Given this, the text brings theoretical contributions about the importance of teaching Science for the critical and reflective development of students, emphasizing the need to promote practical classes in the classroom environment and experimental procedures based on inquiry-based teaching sequences. Finally, the field research was organized in semi-structured interviews with the teacher, the school manager, and the specialist. A questionnaire was also applied to students from the 6th to 9th grades of the Elementary School. The mixed approach, combining qualitative and quantitative data, contributes to an in-depth analysis of the effectiveness of experimental classes in promoting learning and in the construction of procedural content, and in the development of investigative skills. Data analysis made it possible to construct the PAE, indicating a subsidy for teachers, the SEIs, in addition to promoting discussion circles with students and the study of the BNCC and CRMG. |
Keywords: | Aulas experimentais Ciências Conteúdos procedimentais Ensino por investigação Sequências de ensino investigativas Experimental classes Science Procedural content Inquiry-based teaching Investigative teaching sequences |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19059 |
Issue Date: | 7-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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