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dc.contributor.advisor1Oliveira, Lina Kátia Mesquita de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3209626125083904pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Josiane Toledo Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7978963389976247pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosângela Veiga Júlio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9257401159857160pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Helena Rivelli de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5310788885878486pt_BR
dc.creatorBraga, Bárbara de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3678716724446265pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-08T15:52:07Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-08T15:52:07Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19016-
dc.description.abstractThe general objective of this research is to identify how the Professional Development Team at the Center for Public Policy and Educational Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF) provides feedback on the results of reading fluency assessments. It also aims to identify how this feedback can be improved so that the assessment users understand their results and use them to improve the pedagogical quality of their schools. To achieve this, a detailed description was made of how this feedback was conducted until the period in which this research began - 2022 - using documentary and bibliographic research methodologies. Thus, to support the descriptive chapter, specialized bibliographies on reading fluency assessment were consulted, such as Rasinski (2006), Kuhn et al. (2010), Hudson et al. (2005), Logan (1997), Toledo et al. (2024) and others. To deepen the importance of appropriating the results for the educational evaluation process, the bibliographies of Fontanive et al. (2007), Bracho (2016), Pinkasz (2021), Sousa and Oliveira (2010), Borges (2019), and others were used. Next, semi-structured interviews were conducted with six partners who implement the fluency assessment, to understand how they perceive the feedback given to them. The improvements that were mentioned by at least two different interviewees were then categorized. Finally, this study presented an Educational Action Plan (EAP) that suggests how to incorporate the improvements pointed out by the partners into the feedback that are drawn up for the reading fluency assessment. Some actions fall exclusively to the Professional Development team, while others require intersectoral and multidisciplinary work to implement.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo geral identificar como são elaboradas as devolutivas de resultados das avaliações da fluência em leitura, pela Equipe de Desenvolvimento Profissional, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). E, em quais aspectos essas devolutivas podem ser aprimoradas, para que os usuários da avaliação, de fato, se apropriem de seus resultados e os utilizem para melhorar a qualidade do ensino. Para tanto, foi feita uma descrição detalhada de como essas devolutivas eram conduzidas até o período em que esta pesquisa foi iniciada – 2022 –, utilizando-se as metodologias de pesquisa documental e bibliográfica. Assim, para embasar o capítulo descritivo, foram consultadas as bibliografias especializadas em avaliação da fluência em leitura, como Rasinski (2006), Kuhn et al. (2010), Hudson et al. (2005), Logan (1997), Toledo et al. (2024) e outros. Enquanto, para aprofundar a importância da apropriação dos resultados para o processo avaliativo educacional, foram utilizadas as bibliografias de Fontanive et al. (2007), Bracho (2016), Pinkasz (2021), Sousa e Oliveira (2010), Borges (2019) dentre outros. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis parceiros que implementam a avaliação de fluência, com o objetivo de compreender como eles percebem as devolutivas feitas para suas redes. Após, foram categorizadas as melhorias que foram citadas por, no mínimo, dois entrevistados distintos. Por fim, o presente trabalho apresentou um Plano de Ação Educacional (PAE) que possibilite incorporar as melhorias apontadas pelos parceiros às devolutivas de resultados que são elaboradas para a avaliação da fluência em leitura. Algumas ações competem exclusivamente à equipe de Desenvolvimento Profissional, ao passo que outras demandam um trabalho intersetorial e multidisciplinar para serem implementadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da fluência em leiturapt_BR
dc.subjectApropriação de resultadospt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectDevolutivas de resultadospt_BR
dc.subjectDevolutivas de resultadospt_BR
dc.subjectReading fluency assessmentpt_BR
dc.subjectAppropriation of resultspt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectResults feedbackpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleApropriação de resultados da avaliação de fluência em leitura: análise das devolutivas elaboradas para este instrumentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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