Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19012
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ednaldoalvesbarbosafilho.pdfPDF/A3 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: A equidade como desafio educacional de uma Escola Estadual do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais
Author: Barbosa Filho, Ednaldo Alves
First Advisor: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Referee Member: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Referee Member: Rodrigues, Márcio Urel
Resumo: Este trabalho discute desafios enfrentados por instituição de ensino localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, na promoção da equidade educacional, com ênfase nos anos finais do Ensino Fundamental. A hipótese de pesquisa sugere que, devido à dificuldade de articular ações de equidade, encontrados na instituição de ensino estudada situações como defasagem na aprendizagem, contexto socioeconômico, desconexão com a identidade rural e ausência de um planejamento estratégico, as práticas atualmente em vigor estão limitadas em sua capacidade de promover uma educação equitativa. A pesquisa busca responder à questão: Quais são os entraves que a equipe gestora dessa escola encontra para a promoção de equidade nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental? O objetivo geral é investigar as barreiras enfrentadas pela equipe gestora e docente na promoção da equidade educacional. Os objetivos específicos são: (i) descrever o contexto educacional da instituição de ensino, destacando a situação de aprendizagem dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental; (ii) analisar as ações realizadas pela gestão escolar com foco na equidade e (iii) propor ações que visem a equidade nos últimos anos do Ensino Fundamental da escola. No aspecto teórico, este estudo apresenta duas abordagens principais. No primeiro eixo, são explorados os conceitos de equidade e sua relação com a educação. Já no segundo eixo, a atenção é voltada para os fatores concretos que influenciam a promoção da equidade nas escolas, considerando os aspectos práticos e contextuais. Com base nos estudos de Setúbal (2010), Alves (2015), Pacheco (2021), Alves e Soares (2013) e Freire (2002; 2008) o foco recai sobre os desafios concretos e específicos do ambiente escolar. A relação entre escolas do campo e equidade é explorada com autores como Arroyo, Caldart e Molina (2004) e Caldart (2009; 2018). Como procedimentos metodológicos, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa que inclui a análise de conteúdo gerada a partir de uma análise documental para uma investigação detalhada e interpretativa dos temas em questão. O método empregado inclui (i) Análise Documental com consulta a registros internos como Projeto Político Pedagógico (PPP), Regimento Escolar, Fichas de Conselho de Classe, Planejamentos bimestrais e anuais, Termo de Visita dos Analistas Educacionais e Atas de Reunião de Módulo II com o objetivo de identificar desafios e disparidades educacionais no contexto escolar. Esse método é empregado para proporcionar uma compreensão detalhada das práticas e da dinâmica da promoção da equidade na escola pesquisada. Além disso, a partir da análise de resultados obtidos a pesquisa desenvolve um Plano de Ação Educacional (PAE), que busca por meio da proposição de ações contribuir para a promoção da equidade educacional na referida instituição.
Abstract: This paper discusses the challenges faced by an educational institution located in the Jequitinhonha Valley, Minas Gerais, in promoting educational equity, with an emphasis on the final years of Elementary Education. The research hypothesis suggests that due to difficulties in implementing equity actions, the studied institution has encountered situations such as learning gaps, socioeconomic context, disconnection from rural identity, and the lack of strategic planning. These issues limit the current practices' ability to promote equitable education. The research aims to answer the question: What are the barriers faced by the management team of this school in promoting equity in the final years of Elementary Education? The general objective is to investigate the obstacles faced by the management and teaching staff in promoting educational equity. The specific objectives are: (i) to describe the educational context of the institution, highlighting the learning situation of students in the final years of Elementary Education; (ii) to analyze the actions taken by the school management with a focus on equity; and (iii) to propose actions aimed at promoting equity in the final years of Elementary Education at the school. The theoretical aspect of this study presents two main approaches. The first axis explores the concepts of equity and its relationship with education, while the second axis focuses on the concrete factors influencing the promotion of equity in schools, considering practical and contextual aspects. Based on the works of Setúbal (2010), Alves (2015), Pacheco (2021), Alves and Soares (2013), and Freire (2002; 2008), the focus is on the specific and concrete challenges within the school environment. The relationship between rural schools and equity is explored with authors such as Arroyo, Caldart, and Molina (2004), and Caldart (2009; 2018). As for the methodological procedures, this research adopts a qualitative approach, which includes content analysis derived from documentary analysis for a detailed and interpretative investigation of the themes in question. The method employed includes (i) Document Analysis with consultation to internal records such as the Pedagogical Political Project (PPP), School Regulations, Class Council Records, Bimonthly and Annual Plans, Educational Analyst Visit Reports, and Minutes of Module II Meetings, aiming to identify challenges and educational disparities within the school context. This method is used to provide a detailed understanding of the practices and dynamics of promoting equity at the researched school. Furthermore, based on the results obtained, the research develops an Educational Action Plan (EAP), which aims to contribute to the promotion of educational equity at the institution through the proposal of actions.
Keywords: Equidade educacional
Gestão escolar
Aprendizagem
Ensino fundamental
Educational equity
School management
Learning
Elementary education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19012
Issue Date: 25-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons