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Type: Dissertação
Title: Aqui no mundo, a vida e nada mais: a consagração do instante em 24 frames, de Abbas Kiarostami, e as formas de aparição na linguagem cinematográfica e na escrita do haicai japonês
Author: Fernandes, Júlia Guimarães da Gama
First Advisor: Oliveira Junior, Luiz Carlos Gonçalves de
Referee Member: Mello, Cecília Antakly de
Referee Member: Bertagna, Letícia de Alencar
Referee Member: Soares, Sergio José Puccini
Resumo: O que a linguagem cinematográfica e a poesia haicai poderiam ter em comum? Como a imagem fotográfica pode se ver no que essa tradição literária propõe? E, neste caso, a partir de quais meios se pode discutir sobre o significado dessas imagens? Partindo dessas indagações, na intenção de aproximar as expressões artísticas e elaborar um ensaio que una o pensamento conceitual do haicai com os desdobramentos estéticos da imagem, proponho uma investigação que se debruce sobre a forma como os signos japoneses, ideogramas em sua origem, dialogam com a construção do pensamento imagético do cinema. A partir das obras do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, e mais especificamente a partir de seu último filme, 24 frames (2017), disserto sobre o desenvolvimento da fotografia e do vídeo nas dinâmicas imagéticas do contemporâneo e retorno à escrita do haicai para pensar como a aproximação entre sujeito e mundo, entre o eu e a natureza, também constituem o filme de Kiarostami.
Abstract: Que peuvent avoir en commun le langage cinématographique et la poésie haïku ? Comment l’image photographique peut-elle se retrouver dans ce que propose cette tradition littéraire ? Et, dans ce cas, par quels moyens peut-on discuter du sens de ces images ? Partant de ces questions, avec l'intention de rapprocher les expressions artistiques et de développer un essai qui unit la pensée conceptuelle du haïku aux développements esthétiques de l'image, je propose une investigation qui s'intéresse à la manière dont les signes japonais, idéogrammes à leur origine, dialoguent avec la construction de la pensée imagétique du cinéma. À partir des œuvres du cinéaste iranien Abbas Kiarostami, et plus particulièrement de son dernier film, 24 frames (2017), j’analyse le développement de la photographie et de la vidéo dans les dynamiques visuelles d'images contemporaines et je reviens à l'écriture du haïku pour réfléchir comment le rapprochement entre le sujet et le monde, entre le soi et la nature, constituent également le film de Kiarostami.
Keywords: Linguagem cinematográfica
Fotografia
Haicai
Imagem
Abbas Kiarostami
Langage cinématographique
Photographie
Haïku
L’image
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19007
Issue Date: 14-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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