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dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973732333120150pt_BR
dc.contributor.referee1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3223482228906928pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Helena Rivelli de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5310788885878486pt_BR
dc.creatorFreitas, Vanessa Ramos De-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9520237835542975pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-07T15:50:46Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T15:50:46Z-
dc.date.issued2025-01-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18990-
dc.description.abstractThe study analyzes the incorporation of results from external evaluations, such as the Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (SIMAVE) and the Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), into the pedagogical planning of Escola Estadual Alzira Ayres Pereira. The main objective is to investigate how these data can contribute to improving educational quality. Specific objectives include identifying current practices in the use of these data, evaluating the continuing education of teachers, and proposing strategies for their more effective utilization. To achieve this objective, exploratory documentary research and analysis of external evaluation data were conducted, along with the application of questionnaires to teachers to understand their knowledge and use of these data in the school context. The results reveal that teachers face specific challenges in interpreting external evaluation data, lack adequate training, and experience insufficient pedagogical support. Although they acknowledge the importance of external evaluations, many feel unprepared to use them effectively. Furthermore, the lack of integration between subjects and the absence of collaborative planning are significant barriers to the use of SIMAVE data. The research also highlighted the need for a collaborative space where teachers can discuss and share experiences regarding the use of these data. In response to these gaps, the Educational Action Plan (PAE) was developed to implement a structured system of continuous training and pedagogical support aimed at empowering teachers in interpreting and using SIMAVE data, integrating these data into subject planning, and fostering a culture of collaboration between teachers and school management. The implementation of the PAE is expected to help overcome the identified challenges, positively impact student learning, and improve pedagogical practices.pt_BR
dc.description.resumoO estudo analisa a incorporação dos resultados das avaliações externas, como o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (SIMAVE) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), no planejamento pedagógico da Escola Estadual Alzira Ayres Pereira. O objetivo geral é investigar como esses dados podem contribuir para a melhoria da qualidade educacional. Os objetivos específicos incluem identificar as práticas atuais no uso desses dados, avaliar a formação continuada dos docentes e propor estratégias para sua utilização mais eficaz. Para cumprir com o objetivo foi feita pesquisa documental exploratória e análise dos dados das avaliações externas, além da aplicação de questionários aos professores para compreender o conhecimento e a utilização desses dados no contexto escolar. Os resultados revelam que os docentes enfrentam dificuldades específicas na interpretação dos dados das avaliações externas, na falta de formação adequada e na ausência de suporte pedagógico. Embora reconheçam a importância das avaliações externas, muitos se sentem despreparados para utilizá-las de forma eficaz. Além disso, a falta de integração entre disciplinas e a ausência de planejamento colaborativo são barreiras significativas para a utilização dos dados do SIMAVE. A pesquisa também apontou a necessidade de um espaço colaborativo para que os docentes possam discutir e compartilhar experiências sobre o uso dos dados. Como resposta a essas lacunas, o Plano de Ação Educacional (PAE) foi elaborado para implantar um sistema estruturado de formação contínua e acompanhamento pedagógico, visando capacitar os docentes na interpretação e uso dos dados do SIMAVE, promover a integração desses dados no planejamento das disciplinas e fomentar uma cultura de colaboração entre professores e a gestão escolar. Espera-se que a implementação do PAE contribua para a superação das dificuldades enfrentadas, impactando positivamente a aprendizagem dos alunos e aprimorando as práticas pedagógicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliações externaspt_BR
dc.subjectPlanejamento pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectSIMAVEpt_BR
dc.subjectPlano de ação educacionalpt_BR
dc.subjectExternal evaluationspt_BR
dc.subjectPedagogical planningpt_BR
dc.subjectContinuous trainingpt_BR
dc.subjectEducational action planpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUtilização dos dados do SIMAVE no planejamento pedagógico: um estudo de caso na Escola Estadual Alzira Ayres Pereirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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