https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18984
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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alinecristinacamposassuncaodasilva.pdf | PDF/A | 2.2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Desafios na gestão dos contratos de locação da Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Avançado de Governador Valadares |
Autor(es): | Silva, Aline Cristina Campos Assunção da |
Orientador: | Sanábio, Marcos Tanure |
Miembros Examinadores: | Riani, Frederico Augusto d’Avila |
Miembros Examinadores: | Arruda, Alessandro Gustavo Souza |
Resumo: | Trata o presente de um caso de gestão desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), cujo tema é a gestão de contratos de locação da UFJF Campus GV. Inicialmente, o caso de gestão foi construído com base em evidências históricas que demonstraram vários desafios e dificuldades que os gestores de contratos de locação da UFJF/GV enfrentaram em suas atividades como tais. Dessa forma, surgiu a seguinte questão: quais os desafios e dificuldades enfrentados pelos gestores de contratos de locação da UFJF/GV? A partir dessa questão o objetivo proposto foi verificar como é realizada a gestão dos contratos de locação da UFJF/GV, visando identificar os desafios e dificuldades enfrentados pelos gestores no que se refere às atividades pertinentes a eles. Quanto à metodologia aplicada ao estudo, trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, o qual foram utilizadas pesquisas bibliográfica e documental, além da aplicação de um questionário aos gestores de contratos de locação da UFJF Campus GV. O levantamento bibliográfico que buscou ascender conceitos e discussões teóricas para embasar a análise dos dados foi pautado em três eixos temáticos: i) A gestão de contratos na Administração Pública; ii) A Administração Pública e o Princípio da Eficiência aplicado à gestão dos contratos; e iii) Possibilidades de ferramentas na gestão de contratos de locação. Através da análise dos dados coletados, foi possível perceber que todos os respondentes do questionário passam por muitas dificuldades e desafios na execução de suas atribuições como gestores de contratos de locação, sendo que, dentre os maiores desafios se destacam: i) procedimentos de renovação e reajustes contratuais; e ii) necessidade de investimento em capacitações e treinamentos. Diante dos resultados da pesquisa, foi desenvolvido um Plano de Ação Educacional (PAE) que contém cinco ações estratégicas a serem desenvolvidas na instituição como forma de solucionar, ou ao menos minimizar, os desafios e dificuldades levantados através da pesquisa de campo, quais sejam: i) revisão e padronização dos procedimentos e fluxos das atividades relacionadas à gestão de contratos de locação; ii) treinamento especializado para o setor de contratos e para os gestores de contratos de locação, e institucionalização de um programa contínuo de treinamento; iii) revisão e atualização dos documentos norteadores relacionados à gestão de contratos; iv) criação de um Fórum no Moodle e de um FAQ na página do setor de contratos do Campus GV; e v) utilização de todas as funcionalidades relacionadas à gestão contratual do sistema Contratos.gov.br. |
Resumen : | This study presents a management case developed within the Professional Master's Program in Public Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policy and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), focusing on the management of lease contracts at the UFJF Campus in Governador Valadares (UFJF/GV). Initially, the case was constructed based on historical evidence that revealed several challenges and difficulties faced by lease contract managers at UFJF/GV in carrying out their duties. This led to the following research question: what are the challenges and difficulties faced by lease contract managers at UFJF/GV? Based on this question, the study aimed to analyze how the management of lease contracts at UFJF/GV is conducted, with the goal of identifying the specific challenges and difficulties encountered by managers in their routine activities. The methodological approach was a qualitative case study, employing bibliographic and documentary research, as well as a questionnaire administered to lease contract managers at UFJF/GV. The literature review, which supported the data analysis, was structured around three thematic axes: (i) Contract management in public administration; (ii) Public administration and the principle of efficiency applied to contract management; and (iii) Potential tools for managing lease contracts. The data analysis revealed that all respondents experience significant difficulties and challenges in performing their roles, with the main issues being: (i) procedures for contract renewal and adjustments; and (ii) the need for investment in training and professional development. Based on the research findings, an Educational Action Plan (PAE) was developed, containing five strategic actions to be implemented within the institution to address or at least mitigate the identified challenges: (i) revision and standardization of procedures and workflows related to lease contract management; (ii) specialized training for the contracts sector and lease contract managers, and the institutionalization of a continuous training program; (iii) revision and updating of guiding documents related to contract management; (iv) creation of a Moodle forum and FAQ section on the UFJF/GV contracts department webpage; and (v) full utilization of the features offered by the Contratos.gov.br system for contract management. |
Palabras clave : | Gestão Contratos administrativos Locação Universidade Management Administrative contracts Leasing University |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18984 |
Fecha de publicación : | 7-may-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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