https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18982
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Dissertação |
Título: | Alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades na Escola Estadual Professor José Freire |
Autor(es): | Cabral, Lílian Cristina |
Primeiro Orientador: | Neves, Lívia Fagundes |
Membro da banca: | Machado, Miriam Raquel Piazzi |
Membro da banca: | Barreto, Mônica da Motta Salles |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação Profissional (PPGP) em Gestão e Avaliação da Educação Pública, vinculado ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade de Juiz de Fora (UFJF), buscou compreender por que os estudantes da Escola Estadual Professor José Freire, em Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), chegavam ao final dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sem consolidar habilidades básicas de leitura e escrita. A motivação da pesquisa se deve à prática da pesquisadora e ao fato de que se observa, a partir das avaliações externas e internas dessa escola, que há muitas lacunas relativas à aquisição do sistema de escrita nos estudantes que estão no 5º ano. Portanto, a questão que norteou este trabalho foi: Por quais motivos um quantitativo considerável de estudantes da Escola Estadual Professor José Freire ainda não consolidou as habilidades básicas de leitura e escrita ao final dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para responder a essa pergunta, foi elencado como objetivo geral: compreender as razões pelas quais os estudantes que chegam ao 5º ano da Estadual Professor José Freire ainda não consolidaram habilidades relativas à alfabetização. Já os objetivos específicos desta dissertação foram: (1) descrever as dificuldades relativas às habilidades de leitura e escrita apresentadas pelos estudantes ao final dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professor José Freire; (2) analisar as práticas de alfabetização desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na referida escola; e (3) propor soluções para minimizar as dificuldades nas habilidades de leitura e escrita verificadas neste contexto. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, mais precisamente um estudo de caso, no qual analisamos resultados das avaliações externas e internas da escola, assim como documentos oficiais, e realizamos entrevistas semiestruturadas com os gestores da escola (na figura da diretora e vice-diretora e especialista do turno da tarde) e entrevistas com os professores de Língua Portuguesa que lecionam nos 1º e no 2º anos, (por serem o ciclo inicial de alfabetização) e no 5º ano, por ser o último ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como arcabouço teórico, utilizamos os estudos de Lemle (2000), Soares (1999; 2003; 2014; 2020), Vygotsky (2007), Mortatti (2000; 2006), Ferreiro e Teberosky (1999), que discutem aspectos relativos à alfabetização e ao letramento. Os dados coletados evidenciaram diversas lacunas, como a baixa participação das famílias, desafios na aplicação dos métodos de alfabetização, dificuldades na integração entre alfabetização e letramento e a ausência de projetos que incentivem a leitura. Com base nessas constatações, foi possível elaborar um Plano de Ação Educacional com três frentes principais: a formação continuada das professoras, o desenvolvimento de projetos de incentivo à leitura e o fortalecimento da parceria entre escola e família. Essas iniciativas são essenciais para superar os desafios identificados e promover um ensino mais eficaz e inclusivo. |
Abstract: | This dissertation, developed within the scope of the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP), linked to the Center for Public Policies and Education Evaluation (CAEd) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), aimed to understand why students at Escola Estadual Professor José Freire, in Juiz de Fora/MG, reached the end of the Early Years of Elementary School without consolidating basic reading and writing skills. The motivation for this research stems from the researcher’s professional practice and the observation, based on the school's external and internal assessments, that there are significant gaps in students’ acquisition of the writing system by the 5th year. Therefore, the guiding question of this study was: Why do a considerable number of students at Escola Estadual Professor José Freire still fail to consolidate basic reading and writing skills by the end of the Early Years of Elementary School? To answer this question, the general objective was established: to understand the reasons why students reaching the 5th year at Escola Estadual Professor José Freire have not yet consolidated literacy-related skills. The specific objectives of this dissertation were: (1) to describe the difficulties related to reading and writing skills presented by students at the end of the Early Years of Elementary School at Escola Estadual Professor José Freire; (2) to analyze the literacy practices developed in the early years of elementary education at this school; and (3) to propose solutions to minimize the difficulties in reading and writing skills observed in this context. To achieve these objectives, we conducted qualitative research, specifically a case study, analyzing the results of the school's external and internal assessments and official documents. Additionally, semi-structured interviews were conducted with school administrators (including the principal, vice-principal, and afternoon shift specialist) and Portuguese language teachers teaching in the 1st and 2nd years (as these form the initial literacy cycle) and in the 5th year, which is the final year of the Early Years of Elementary School. As the theoretical framework, we used studies by Míriam Lemle (2000), Soares (1999, 2003; 2014; 2020), Vygotsky (2007), Mortatti (2000; 2006), Ferreiro and Teberosky (1999), which discuss aspects related to literacy and reading development. The collected data revealed several gaps, such as low family participation, challenges in applying literacy methods, difficulties in integrating literacy and reading comprehension, and the absence of projects encouraging reading. Based on these findings, an action plan was developed with three main strategies: continuous teacher training, the development of reading incentive projects, and strengthening the partnership between the school and families. These initiatives are essential to overcoming the identified challenges and promoting more effective and inclusive teaching. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Defasagem Anos iniciais Literacy Reading and writing Learning gap Early years |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18982 |
Data do documento: | 4-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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