https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18726
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thalitagoncalvesdarocha.pdf | PDF/A | 7.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | Aprendizagem de educação midiática: desenhando uma interface-aula para ambientes escolares brasileiros |
Author: | Rocha, Thalita Gonçalves da |
First Advisor: | Caravela, Gabriela Borges Martins |
Referee Member: | Leal, Paulo Roberto Figueira |
Referee Member: | Fantin, Monica |
Referee Member: | Spinelli, Egle Müller |
Referee Member: | Pereira, Maria Leopoldina |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal a elaboração de um modelo teórico-metodológico para percursos de aprendizagem de Educação Midiática em ambientes escolares brasileiros, a ser operacionalizado a partir do desenvolvimento de materiais pedagógicos escaláveis e da realização de testes sobre a efetividade de suas proposições. Para isso, partimos da teoria fenomenológica das interfaces e cunhamos o conceito de interface aula, que foi adotado para a elaboração de um modelo teórico-metodológico específico para a aprendizagem de Educação Midiática. Este modelo tem um caráter transdisciplinar e articula as abordagens da Epistemologia Sociocultural e da Aprendizagem Baseada em Projetos da área da Educação; o Design Instrucional da área do Design e a Competência Midiática da área da Comunicação. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, articulando teoria e prática em ciclos de planejamento, intervenção, monitoramento e avaliação. Elaboramos um protótipo escalável para ser testado por meio do site multimodal Desenforma e o minicurso online Desenforma Prof! para serem distribuídos e usados por docentes da educação básica brasileira. Esses materiais pedagógicos trabalham temas como desinformação e cyberbullying, com linguagem facilitada para o uso escolar e foram testados com grupos piloto de docentes e estudantes em escolas públicas e privadas de Minas Gerais. Os resultados indicaram boa recepção e validação dos conteúdos, com sugestões de melhorias técnicas pontuais, relacionadas sobretudo a limitações das ferramentas utilizadas, em função da ausência de financiamento. Como achados principais destacamos a originalidade do conceito de interface-aula e de sua grade analítica; a viabilidade da aplicação do modelo em contextos reais de ensino; e a contribuição prática ao campo da educação midiática, por meio de materiais gratuitos, escaláveis e acessíveis. A pesquisa, portanto, cumpre seu objetivo ao oferecer uma devolutiva social fundamentada e inovadora, ao mesmo tempo em que propõe um novo olhar para o desenho das aulas em contextos comunicacionais complexos. |
Abstract: | This research aims to develop a theoretical-methodological model for media literacy learning pathways in Brazilian school settings. The model is designed to be implemented through the development of scalable pedagogical materials and the testing of their effectiveness. To this end, we draw on the phenomenological theory of interfaces and introduce the concept of the "classroom interface," which underpins the proposed theoretical-methodological model specifically tailored to media literacy education. This model is transdisciplinary in nature, combining approaches from Sociocultural Epistemology and Project-Based Learning in the field of Education, Instructional Design from the field of Design, and Media Literacy from the field of Communication. The adopted methodology was action research, integrating theory and practice through cycles of planning, intervention, monitoring, and evaluation. We developed a scalable prototype to be tested through the multimodal website Desenforma and the online mini-course Desenforma Prof!, both created for use and distribution among Brazilian basic education teachers. These pedagogical resources address topics such as disinformation and cyberbullying, using accessible language for school contexts, and were tested with pilot groups of teachers and students in public and private schools in Minas Gerais. The results indicated positive reception and validation of the content, with suggestions for minor technical improvements, mostly related to tool limitations due to lack of funding. Key findings include the originality of the "classroom interface" concept and its analytical framework; the feasibility of applying the model in real teaching contexts; and the practical contribution to the field of media literacy through free, scalable, and accessible materials. The research thus fulfills its aim by offering a grounded and innovative social return, while also proposing a new perspective on classroom design in complex communicational contexts. |
Keywords: | Educação midiática Interface-aula Metodologias ativas Ensino-aprendizagem Materiais pedagógicos Escolas Media education Interface-class Active methodologies Teaching-learning Pedagogical materials Schools |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Comunicação Social |
Program: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18726 |
Issue Date: | 31-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Comunicação (Teses) |
This item is licensed under a Creative Commons License