Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18640
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariafernandaguimaraesvieira.pdfPDF/A17.36 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989205395911026pt_BR
dc.contributor.referee1Caetano, Renata Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1311068064493268pt_BR
dc.contributor.referee2Santos Junior, Gilton Monteiro dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6621678267059537pt_BR
dc.creatorVieira, Maria Fernanda Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356297233516106pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-13T18:04:57Z-
dc.date.available2025-05-13-
dc.date.available2025-05-13T18:04:57Z-
dc.date.issued2025-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18640-
dc.description.abstractThis work investigates the path of abstract thought in the creative process, analyzing children's artistic productions based on experimentation and recording in notebooks. The research is based on Paul Klee's methodology and notes, establishing a parallel between his creative process and the construction of abstraction in the context of children. To this end, the pictorial productions of students from the João XXIII School of Application at UFJF were examined, also considering the impact of artistic references. The analysis showed that abstraction is not limited to the end result, but manifests itself in the process of creation, where experimentation and subjectivity play a central role. The conclusion is that children's abstraction is constructed as a field open to interpretation, in which the development of their own visual language emerges from the dialog between the conscious and the unconscious in the act of creating.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga o percurso do pensamento abstrato no processo criativo, analisando produções artísticas de crianças a partir da experimentação e do registro em cadernos. A pesquisa se baseia na metodologia e nas anotações de Paul Klee, estabelecendo um paralelo entre seu processo criativo e a construção da abstração no contexto infantil. Para isso, foram examinadas produções pictóricas de alunos do Colégio de Aplicação João XXIII, da UFJF, considerando, também, o impacto de referências artísticas. A análise evidenciou que a abstração não se limita ao resultado final, mas se manifesta no percurso da criação, onde a experimentação e a subjetividade desempenham papel central. Conclui-se que a abstração infantil se constrói como um campo aberto à interpretação, no qual o desenvolvimento de uma linguagem visual própria emerge do diálogo entre o consciente e o inconsciente no ato de criar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAbstraçãopt_BR
dc.subjectAbstractionpt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectCreative processpt_BR
dc.subjectCadernospt_BR
dc.subjectNotebookspt_BR
dc.subjectPaul kleept_BR
dc.subjectPercurso artísticopt_BR
dc.subjectArtistic journeypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAbstraçãozinha: uma análise advinda do percurso de crianças no ato de abstrairpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Artes Visuais - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons