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dc.contributor.advisor1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6238497607826554pt_BR
dc.contributor.referee1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675395434849769pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Patrícia Assis da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8747607362892689pt_BR
dc.contributor.referee3Cóssio, Maria de Fátima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016473193550386pt_BR
dc.creatorOliveira, Reni Júnio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974132227469611pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-13T11:35:18Z-
dc.date.available2025-05-13-
dc.date.available2025-05-13T11:35:18Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18610-
dc.description.abstractThis dissertation is developed within the framework of the Professional Master's Program in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation in Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case study discusses the promotion of equity in learning at the Estadual Rodolfo Almeida School, in Formiga, Minas Gerais. To this end, it is necessary to understand the context of pedagogical practices that culminate in the promotion of educational equity based on the analysis of the results of educational indicators presented by the Minas Gerais School Assessment System, Simave. For this purpose, a qualitative case study methodology was used, and the research instruments included document analysis and systematic observation of official institutional documents, bibliographic research, and official educational indicator pages. Based on the axes that compose this empirical research, problems involving the promotion of educational equity in the learning process and the management of the curriculum, evaluation, and educational indicators were identified through data analysis. For this, the theoretical framework supported by López (2005), Lemos (2013), Fontanive (2013), Franco and Calderón (2021), Bauer (2020), Bonamino and Sousa (2012), Cóssio (2014), and Franco et al. (2007) was mobilized. The research identified that the Estadual Rodolfo Almeida School carries out some actions to promote equity in learning, however, these have not proven to be effective, highlighting the results achieved by students in the main educational indices of Brazil and Minas Gerais. Therefore, based on the diagnosis carried out, the Educational Action Plan (PAE) was developed, which explains the proposal, execution, and evaluation, to the school management, of measures aimed at promoting equity, improving student performance, and the efficiency of the institution's pedagogical management.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado discute sobre a promoção da equidade na aprendizagem na Escola Estadual Rodolfo Almeida, em Formiga, Minas Gerais. Para tal, faz-se necessário entender o contexto das práticas pedagógicas que culminam na promoção da equidade educacional a partir da análise dos resultados dos indicadores educacionais apresentados pelo Sistema Mineiro de Avaliação Escolar (Simave). Para isso, foi utilizada a metodologia qualitativa de estudo de caso e, como instrumentos de pesquisa de campo a análise documental e observação sistemática em documentos oficiais da instituição, pesquisa bibliográfica e em páginas oficiais de indicadores educacionais. A partir dos eixos que compõem essa pesquisa empírica, foram identificados com a análise de dados problemas que envolvem a promoção da equidade educacional no processo de aprendizagem e gestão do currículo, avaliação e indicadores educacionais. Para isso, foi mobilizado um embasamento teórico sustentado por López (2005), Lemos (2013), Fontanive (2013), Franco e Calderón (2021), Bauer (2020), Bonamino e Sousa (2012), Cóssio (2014), Franco et al. (2007). Com a pesquisa, foi identificado que a Escola Estadual Rodolfo Almeida executa algumas ações para a promoção da equidade na aprendizagem, não obstante, essas não se mostram eficazes, destacando os resultados alcançados pelos estudantes nos principais índices educacionais do Brasil e Minas Gerais. Destarte, a partir do diagnóstico realizado, foi desenvolvido o Plano de Ação Educacional (PAE), que explicita a proposta, execução e avaliação, à gestão escolar, de medidas que visam a promoção da equidade, o avanço no desempenho dos alunos e a eficiência da gestão pedagógica da instituiçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEquidade na aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectGestão pedagógica de resultadospt_BR
dc.subjectEquity in learningpt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.subjectResults-based pedagogical managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesvendando os nós da equidade na aprendizagem: superando os desafios e impulsionando resultados no Ensino Fundamental da Escola Estadual Rodolfo Almeidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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