DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Patrícia Rafaela Otoni | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Damasceno, Allan Rocha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0177717397152120 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Marise Martins de Morais da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T13:28:32Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09 | - |
dc.date.available | 2025-05-09T13:28:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18599 | - |
dc.description.abstract | This dissertation addressed the operational aspects of continuing education actions in service
for AEE teachers, linked to the SRE of Coronel Fabriciano. It started with the question about
what are the challenges regarding continuing education in service directed to AEE teachers
carried out by the SRE of Coronel Fabriciano. As a general objective, the study aimed to analyze
the continuing education in service directed to AEE teachers of the SRE schools of Coronel
Fabriciano, offered by the SAI exclusively, or through the Libras instructor or in partnership
with the CREI. As for the specific objectives, they were divided into descriptive, analytical and
propositional. The descriptive objective consisted of describing the implementation of
continuing education in service linked to the special education policy from the perspective of
inclusive education in the state of Minas Gerais, in addition to the performance of the SAI of
the SRE of Coronel Fabriciano and the CREI. The analytical objective consisted of analyzing
the training offered by the SAI and CREI teams from 2018 to 2023 for AEE teachers in schools
under the jurisdiction of the SRE of Coronel Fabriciano, in view of the challenge of special
education from an inclusive perspective. Regarding the propositional objective, we sought to
propose an Educational Action Plan (PAE) to improve the training actions of AEE teachers in
the state education network of the SRE of Coronel Fabriciano and other actions favorable to
improvements in specialized educational services. We adopted the case study and qualitative
approach as the research method, through research in the SAI internal database and by
conducting two collective interviews. We use as a theoretical framework authors such as Nóvoa
(1992, 1999, 2009), Freire (1996), Savianni (1999), Pimenta (1999), Contreras (2002), Gatti
(2003, 2008, 2010), Tardif (2010), Alvarado-Prada et al. (2010), Delgado (2013), Bzuneck
(2017), Silva Junior et al. (2018), Almeida, Tatuce, Gatti and Souza (2021). Finally, we present
and propose the PAE suggesting procedures through four axes: 1 - Proposals for changes in the
training carried out and in the operational aspects; 2 - Training through partnerships with other
institutions; 3 - Proposal for training in collective modules through CREI, SAI and focal points;
4 - Self-training through an e-book. We hope that the PAE proposals will result in improvements
in the operational aspects of training and in the AEE. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação abordou os aspectos operacionais das ações de formação continuada em
serviço para professores do AEE, vinculados à SRE de Coronel Fabriciano. Partiu-se do
questionamento sobre quais são os desafios acerca das formações continuadas em serviço
direcionadas para os professores do AEE realizadas pela SRE de Coronel Fabriciano. Como
objetivo geral, o estudo visou analisar as formações continuadas em serviço direcionadas aos
professores do AEE das escolas da SRE de Coronel Fabriciano, oferecidas pelo SAI
exclusivamente, ou através do instrutor de Libras ou em parceria com o CREI. Quanto aos
objetivos específicos, eles dividiram-se em descritivo, analítico e propositivo. O objetivo
descritivo consistiu em descrever a execução das formações continuadas em serviço atreladas à
política da educação especial na perspectiva da educação inclusiva do estadode Minas Gerais,
além da atuação do SAI da SRE de Coronel Fabriciano e do CREI. O objetivo analítico consistiu
em analisar as formações ofertadas pelas equipes SAI e CREI no período de 2018 a 2023 para
os professores do AEE das escolas da jurisdição da SRE de Coronel Fabriciano, frente ao
desafio de uma educação especial na perspectiva inclusiva. Quanto ao objetivo propositivo,
buscamos propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para aperfeiçoar as ações de formação
dos professores do AEE na rede estadual de ensino da SRE de Coronel Fabriciano e outras
ações favoráveis a melhorias no atendimento educacional especializado. Adotamos como
método de investigação o estudo de caso e a abordagem qualitativa, através de pesquisa no
banco de dados internos do SAI e da realização de duas entrevistas coletivas. Utilizamos como
referencial teórico autores como Nóvoa (1992, 1999, 2009), Freire (1996), Savianni (1999),
Pimenta (1999), Contreras (2002), Gatti (2003, 2008, 2010), Tardif (2010), Alvarado-Prada et
al. (2010), Delgado (2013), Bzuneck (2017), Silva Junior et al. (2018), Almeida, Tatuce,
Gatti e Souza (2021). Por fim, apresentamos e propomos o PAE sugerindo procedimentos
através de quatro eixos: 1 – Proposições de mudanças nas formações realizadas e nos aspectos
operacionais; 2 – Formações através de parcerias com outras instituições; 3 – Proposição de
formação nos módulos coletivos através do CREI, SAI e pontos focais; 4 – Autoformação
através de um e-book. Esperamos que as propostas do PAE reverberem em melhorias nos
aspectos operacionais das formações e no AEE. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação continuada em serviço | pt_BR |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Serviço de apoio à inclusão | pt_BR |
dc.subject | Continuing education in service | pt_BR |
dc.subject | Service educational specialized | pt_BR |
dc.subject | Inclusion support service | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Formação continuada em serviço para professores do atendimento educacional especializado na superintendência regional de ensino de Coronel Fabriciano: aspectos operacionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
|