Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18598
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tatianecamposjardim.pdfPDF/A2.74 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: A atuação do serviço de inspeção escolar na implementação do novo ensino médio: o contexto de uma superintendência regional de ensino de Minas Gerais
Author: Jardim, Tatiane Campos
First Advisor: Nicolella, Alexandre Chibebe
Referee Member: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Referee Member: Araujo, Eduardo Santos
Resumo: A presente pesquisa pertence ao Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo tem caráter qualitativo e visa investigar a atuação do Serviço de Inspeção Escolar (SIE) na implementação e monitoramento do processo de execução do Novo Ensino Médio (NEM) nas escolas estaduais de circunscrição da Superintendência Regional de Ensino Teófilo Otoni (SRE Teófilo Otoni). O objetivo geral é identificar como se deu a atuação da Inspeção Escolar no contexto da SRE Teófilo Otoni na implementação da política pública educacional do NEM nas escolas estaduais a ela circunscritas. Sob esta perspectiva, os objetivos específicos incluem analisar a comunicação entre o SIE, a SRE Teófilo Otoni e as escolas de Ensino Médio durante o processo de implementação do NEM; identificar as possíveis fragilidades enfrentadas pelos Inspetores Escolares durante esse processo e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) composto de mecanismos de suporte à atuação do SIE da SRE Teófilo Otoni. O estudo baseia-se na teoria do ciclo de políticas de Stephen Ball (1992) e nas discussões de Mainardes (2006, 2018) sobre a implementação de políticas públicas educacionais. Para alcançar nossos objetivos, a pesquisa utilizou análise documental e questionários aplicados a inspetores escolares da SRE Teófilo Otoni, além de entrevistas com coordenadores e diretores de setores da regional. O diálogo com a teoria do Ciclo de Políticas possibilitou identificar algumas fragilidades que os Inspetores Escolares vivenciaram durante o processo de orientação e suporte aos diretores escolares, evidenciando as assertividades e contradições diagnosticadas nesse contexto. Além disso, os inspetores enfrentaram dificuldades em orientar os diretores, devido á lacunas em relação ao conhecimento e esclarecimento da legislação e a falta de alinhamento entre a equipe e a SRE, o que aponta para a necessidade de uma maior preparação dos inspetores sobre as políticas públicas antes de sua implementação. Situações como ausência de recursos humanos e a escassez de alinhamento e socialização do conhecimento entre os setores da SRE e o SIE, gerou falta de orientações claras e a adoção de práticas divergentes nas escolas, comprometendo o apoio aos diretores escolares no processo de implementação do NEM. Ao fim da análise, tecemos uma proposta de PAE que possibilita o aprimoramento da ação da SRE Teófilo Otoni na implementação de políticas públicas educacionais, com foco no suporte ao SIE e na orientação deste às escolas, com a proposição de ações de formação à equipe de inspetores, elaboração de cronograma de reuniões com a participação dos demais setores da SRE e com direcionamentos e alinhamentos à equipe, possibilitando a integração e socialização de informações e conhecimentos indispensáveis à implementação das políticas públicas. Espera-se que as reflexões trazidas contribuam para a melhoria do processo de implementação de políticas públicas educacionais por meio de uma análise crítica do papel do SIE e da SRE Teófilo Otoni, considerando os contextos locais e as necessidades específicas de cada escola.
Abstract: This research is part of the Professional Postgraduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The study is qualitative and aims to investigate the performance of the School Inspection Service (SIE) in the implementation and monitoring of the process of implementing the New High School (NEM) in state schools under the jurisdiction of the Teófilo Otoni Regional Education Superintendence (SRE Teófilo Otoni). The general objective is to identify how the School Inspection Service acted in the context of the SRE Teófilo Otoni implementing the NEM public education policy in the state schools under its jurisdiction. From this perspective, the specific objectives include analyzing the communication between the SIE, the SRE Teófilo Otoni and the high schools during the NEM implementation process; identifing the possible weaknesses faced by School Inspectors during this process and proposing an Educational Action Plan (PAE) composed of mechanisms to support the performance of the SIE of the Teófilo Otoni SRE. The study is based on Stephen Ball's (1992) policy cycle theory and Mainardes' (2006, 2018) discussions on the implementing public education policies. To achieve our objectives, the research used documentary analysis and questionnaires applied to school inspectors of the Teófilo Otoni SRE, and interviews with coordinators and directors of sectors in the region. The dialogue with the Policy Cycle theory made it possible to identify some weaknesses that the School Inspectors experienced during the process of guiding and supporting school principals, highlighting the assertiveness and contradictions diagnosed in this context. Furthermore, inspectors faced difficulties in guiding principles due to gaps in knowledge and clarification of the legislation and the lack of alignment between the team and the SRE, which points to the need for greater preparation of inspectors on public policies before their implementation. Situations such as lack of human resources and the lack of alignment and socialization of knowledge between the SRE sectors and the SIE generated a lack of clear guidelines and the adoption of divergent practices in schools, compromising support for school principals in the process of implementing the NEM. At the end of the analysis, we proposed a PAE that allows for the improvement of the action of the SRE Teófilo Otoni in the implementation of public education policies, focusing on supporting the SIE and its guidance to schools, with the proposal of training actions for the team of inspectors, preparation of a meeting schedule with the participation of other SRE sectors and with guidance and alignments for the team, enabling the integration and socialization of information and knowledge essential for the implementation of public policies. It is expected that the reflections presented will contribute to improving the process of implementing public educational policies through a critical analysis of the role of SIE and SRE Teófilo Otoni, considering the local contexts and the specific needs of each school.
Keywords: Novo ensino médio
Serviço de inspeção escolar
Superintendência regional de ensino de Minas Gerais
Ciclo de políticas educacionais
New secondary education
School inspection service
Regional superintendence of education of Minas Gerais
Educational policy cycle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18598
Issue Date: 10-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons