Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18564
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
yasminpossanifernandes.pdf864.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rocha, Juliano Guerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944535179478135pt_BR
dc.contributor.referee1Volpe, Geruza Cristina Meirelles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5478898364768757pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Ana Raquel Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902645603057041pt_BR
dc.creatorFernandes, Yasmin Possani-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-07T13:02:23Z-
dc.date.available2025-03-20-
dc.date.available2025-05-07T13:02:23Z-
dc.date.issued2025-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18564-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA área educacional dedicada à preservação do direito à educação para crianças com câncer, que estão impossibilitadas de frequentar a escola devido à hospitalização, é chamada de Pedagogia Hospitalar. Muitas vezes, essas crianças são afastadas de ambientes de convívio devido às exigências do tratamento, que visa preservar sua saúde física já debilitada. Embora o cuidado com a saúde física seja fundamental, é igualmente importante estar atento aos aspectos emocionais, sociais e educacionais. Dessa forma, o processo de alfabetização é um dos maiores desafios para os pedagogos que atuam nos hospitais, pois requer um conjunto de estratégias e adaptações para que o ensino da leitura e da escrita aconteça de forma eficaz. Assim, a pesquisa buscou responder à seguinte questão: como ocorre o processo de alfabetização de crianças com câncer durante o período de internação hospitalar? O objetivo foi investigar como esse processo ocorre, realizando uma curadoria de materiais (in)formativos disponibilizados em diferentes formatos, com o intuito de disseminar conhecimentos sobre a temática a partir de fontes confiáveis. Para embasar a pesquisa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando subsídios teóricos e legais para a compreensão do tema investigado. Em seguida, foi feita uma curadoria de materiais (in)formativos sobre a Pedagogia Hospitalar e a alfabetização de crianças com câncer encontrados em uma busca na internet e selecionados após análise, para apoiar o trabalho de profissionais da área pedagógica ou de pessoas interessadas no tema. Os dados coletados foram organizados em quadros, contendo gênero, título, autoria e link de acesso. Como resultado, percebe-se a necessidade de mais produções em diversos gêneros para popularizar a temática e a importância de priorizar o debate sobre Pedagogia Hospitalar na formação inicial de professores/as.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCrianças com câncerpt_BR
dc.subjectMateriais (in)formativospt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titlePedagogia hospitalar e alfabetização: materiais (in)formativos sobre o trabalho pedagógico com crianças com câncerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons