Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18562
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fatiannydealmeidaferraz.pdf214.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Do PIBID à prática: experiências, aprendizados e reflexões na educação de jovens e adultos
Author: Ferraz, Fatianny de Almeida
First Advisor: Santiago, Mylene Cristina
Referee Member: Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: O trabalho “DO PIBID À PRÁTICA: EXPERIÊNCIAS, APRENDIZADOS E REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" investiga as experiências de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA), com ênfase nas histórias de superação e nos desafios enfrentados por esses indivíduos. A pesquisa se baseia na participação no programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), no subprojeto de pedagogia EJA da Universidade Federal de Juiz De Fora (UFJF), e reflete sobre os impactos da educação na vida de adultos marginalizados. A pesquisa se concentra nas trajetórias de vida e examina como a EJA representa uma oportunidade de transformação tanto social quanto pessoal. A autora se inspira nos princípios pedagógicos de Paulo Freire, que vê a educação como uma prática de emancipação e conscientização. O trabalho busca compreender a educação não apenas como a transmissão de conhecimento, mas como um processo que promove liberdade e reflexão crítica.
Abstract: -
Keywords: Educação de jovens e adultos
PIBID
Paulo Freire
Pedagogia
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18562
Issue Date: 24-Feb-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons