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dc.contributor.advisor1Santos, Nubia Aparecida Shaper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Lidia Mara de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4153571906540277pt_BR
dc.creatorOliveira, Stephanie de Carvalho-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T11:55:25Z-
dc.date.available2025-03-20-
dc.date.available2025-05-06T11:55:25Z-
dc.date.issued2025-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18546-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoAtuar com bebês de 0 a 3 anos é um tema de relevância no cenário das políticas educacionais e da sociedade de maneira geral. A formação docente, por esse motivo, tem sido tema de discussão nos encontros acadêmicos e tem crescido consideravelmente nas publicações de natureza científica. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo compreender um recorte da produção acadêmica publicado no GT 07 – Educação de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisou a produção acadêmica sobre a formação docente para o trabalho com bebês, focando em 10 artigos específicos da referida área. Foram elaborados resumos comentados desses trabalhos destacando o objetivo do estudo e os principais pontos abordados. A ideia é compreender os desafios que as professoras enfrentam no dia a dia ao trabalhar com bebês, além das concepções que sustentam a prática educacional. Esse estudo se apoia em autores e autoras que destacam como é essencial compreender o bebê como um sujeito ativo no próprio processo de aprendizagem, também se discute a relação entre cuidar/educar, mostrando que essas dimensões não devem ser vistas separadamente. Outro ponto importante é a influência do ambiente pedagógico no processo de aprendizagem, além da perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um documento que orienta as práticas pedagógicas. Por fim, o estudo mostra que ainda há um grande caminho a ser percorrido, o ensino superior nem sempre consegue preparar as futuras professoras para os desafios do cotidiano com bebês, o que reforça a necessidade de repensar tanto os currículos acadêmicos quanto às oportunidades de formação continuada. Valorizar essa etapa da educação significa garantir um atendimento mais qualificado e respeitoso para bebês e crianças.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAnpedpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleFormação docente na primeira infância: uma análise da produção de conhecimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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