https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18546
File | Description | Size | Format | |
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stephaniedecarvalhooliveira.pdf | 364.14 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Santos, Nubia Aparecida Shaper | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Lidia Mara de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4153571906540277 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Stephanie de Carvalho | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T11:55:25Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20 | - |
dc.date.available | 2025-05-06T11:55:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18546 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Atuar com bebês de 0 a 3 anos é um tema de relevância no cenário das políticas educacionais e da sociedade de maneira geral. A formação docente, por esse motivo, tem sido tema de discussão nos encontros acadêmicos e tem crescido consideravelmente nas publicações de natureza científica. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo compreender um recorte da produção acadêmica publicado no GT 07 – Educação de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisou a produção acadêmica sobre a formação docente para o trabalho com bebês, focando em 10 artigos específicos da referida área. Foram elaborados resumos comentados desses trabalhos destacando o objetivo do estudo e os principais pontos abordados. A ideia é compreender os desafios que as professoras enfrentam no dia a dia ao trabalhar com bebês, além das concepções que sustentam a prática educacional. Esse estudo se apoia em autores e autoras que destacam como é essencial compreender o bebê como um sujeito ativo no próprio processo de aprendizagem, também se discute a relação entre cuidar/educar, mostrando que essas dimensões não devem ser vistas separadamente. Outro ponto importante é a influência do ambiente pedagógico no processo de aprendizagem, além da perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um documento que orienta as práticas pedagógicas. Por fim, o estudo mostra que ainda há um grande caminho a ser percorrido, o ensino superior nem sempre consegue preparar as futuras professoras para os desafios do cotidiano com bebês, o que reforça a necessidade de repensar tanto os currículos acadêmicos quanto às oportunidades de formação continuada. Valorizar essa etapa da educação significa garantir um atendimento mais qualificado e respeitoso para bebês e crianças. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Anped | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Formação docente na primeira infância: uma análise da produção de conhecimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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