https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18545
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
marcelamoraesribeiro.pdf | 641.34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Torres, Mariana Cassab | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6048906588257879 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3922174218234114 | pt_BR |
dc.creator | Ribeiro, Marcela Moraes | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T11:52:49Z | - |
dc.date.available | 2025-03-13 | - |
dc.date.available | 2025-05-06T11:52:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18545 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação é, por natureza, um campo permeado por disputas ideológicas, refletindo tensões entre diferentes visões sobre o papel do ensino na sociedade. Com a ascensão de governos neoconservadores e neoliberais no Brasil, observa-se um ataque crescente à educação pública, especialmente no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade historicamente negligenciada e fragilizada pelo descaso público. As reformas educacionais em curso, inspiradas pelos preceitos neoliberais, têm contribuído para o desmantelamento da educação pública presencial de financiamento público e no contexto da escola, afetando especialmente essa modalidade, que carece de políticas públicas efetivas e contínuas. Com base em uma análise documental, este trabalho busca compreender os impactos do Novo Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos, explorando como a atual reforma e o contexto político influenciam a oferta dos currículos prescritos para a modalidade formulados pelo estado de Minas Gerais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Contrarreformas | pt_BR |
dc.subject | Novo ensino médio | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Currículo e contrarreformas: a educação de jovens e adultos frente ao novo ensino médio em Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons