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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.contributor.referee1Zocolot, Alexandre Kruger-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3401311670439790pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Rosana de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorFernandes, Letícia Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340497013635417pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-18T15:47:36Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-18T15:47:36Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18204-
dc.description.abstractThe purpose of this research was to introduce Proportional Thinking to students in the early years as part of their mathematical training and aimed to investigate the production of a set of tasks, theoretically referenced, for teaching themes about proportionality as part of the project educate them mathematically. The study is characterized as a qualitative research approach using bibliographical research in the search for the development of the educational product. The theoretical framework adopted in the study and production of the tasks was the Semantic Fields Model and aspects of Historical-Cultural Theory. As one of the results of the research, an educational product was produced characterized by a didactic sequence for application in Elementary School I classrooms.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva investigar a introdução do Pensamento Proporcional para alunos dos anos iniciais como parte da sua formação matemática e analisar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, para o ensino de temas sobre proporcionalidade como parte do projeto de educá-los matematicamente. O estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, utilizando a pesquisa bibliográfica na busca pelo desenvolvimento do produto educacional. O referencial teórico adotado no estudo e na produção das tarefas foi o Modelo dos Campos Semânticos e aspectos da Teoria Histórico-Cultural. Como um dos resultados da pesquisa, foi produzido um produto educacional caracterizado por uma sequência didática para aplicação nas salas de aula do Ensino Fundamental I.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectModelo dos campos semânticospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPensamento proporcionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental Ipt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectSemantic fields modept_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectProportional thinkingpt_BR
dc.subjectElementary education Ipt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titlePensamento proporcional nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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