Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13354
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
wagneralceudias.pdfPDF/A1.05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Vitor Fonseca-
dc.contributor.referee2Ferraz, Rosane Carmanini-
dc.creatorDias, Wagner Alceu-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1908873255386218pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:05:53Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-09-09T15:05:53Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13354-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo é analisar a possível relação entre os resultados obtidos pelos estudantes de Matemática do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Goiás no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e os resultados obtidos na Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem (ADA). A ADA é uma avaliação externa amostral que acontece ao final de cada bimestre e tem a capacidade de gerar informações sobre o processo de aquisição de competências e de habilidades dos estudantes, conforme previsto no currículo, possibilitando assim, identificar problemas no ensino e aprendizagem em toda a rede. Já o Saego ocorre aos finais do processo educativo. Portanto, buscamos analisar se as ações da ADA contribuíram com o processo de aprendizagem dos estudantes que participaram do Saego. Para a realização do presente estudo foi estabelecido como recorte espacial as Coordenações Regionais de Educação (CREs)1 de Anápolis, Campos Belos e Rio Verde. Este espaço amostral será usado para apresentar os resultados de desempenho educacional do Saego, especificamente dos estudantes de Matemática da 3ª Série do Ensino Médio, no período de 2016 a 2019, e a sua relação com a ADA, com intuito de encontrar evidência em avanços verticais (desempenho no ano/série) e avanços horizontais (desempenho entre ano/série).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectSaegopt_BR
dc.subjectADApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA contribuição da Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem nos resultados do Sistema de Avaliação Educacional do estado de Goiás (2016-2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons