https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13288| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| lorenapimentadeandrada.pdf | PDF/A | 1.95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | A evolução do Ideb Brasil: tendências e implicações para as políticas educacionais |
| Autor(es): | Andrada, Lorena Pimenta de |
| Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
| Co-orientador: | Sanábio, Marcos Tanure |
| Miembros Examinadores: | Magaldi, Juliana Alves |
| Miembros Examinadores: | Soares, Mariana Calife Nobrega |
| Resumo: | O estudo investiga a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), identificando como ele e as variáveis que o compõem – rendimento e desempenho – se comportaram ao longo da série histórica (2005 a 2019). Apresenta panorama da evolução do Ideb e das variáveis indicando as oscilações, trajetórias e tendências observadas comparativamente a cada etapa escolar. O Artigo conclui que analisar o Ideb, a partir da decomposição de suas variáveis pode contribuir com reflexões e análises acerca dos significados dos resultados alcançados, extrapolando-se meros usos comparativos e de ranqueamentos, uma vez que o direcionamento de políticas públicas orientadas por evidências favorecem a gestão da educação. Aponta, ainda, para a necessidade de se realizar novos estudos capazes de aprofundar análises sobre os resultados diferenciados obtidos em 2019, a fim de se buscar perpetuar a aparente tendência delineada. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Ideb Brasil Rendimento escolar Desempenho escolar |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13288 |
| Fecha de publicación : | 23-mar-2021 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
