Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/112
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
guilhermerafaelsoares.pdf5.49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Quaranta, Daniel Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768884D0pt_BR
dc.contributor.referee1Fenerich, Alexandre Sperandéo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760116A2pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiró, Cristiano Severo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778244T9pt_BR
dc.creatorSoares, Guilherme Rafael-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265485A9pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-07T21:41:38Z-
dc.date.available2015-12-07-
dc.date.available2015-12-07T21:41:38Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/112-
dc.description.abstractThis research produces a catalog of experiments in musical studies and its related generative algorithms, organizing procedures for computer aided composition oriented by constraints extracted from post-tonal musical analyses. The procedures are inspired by post-tonality studies of Béla Bartók’s music, found in the works of Lendvai (1971), Antokoletz (1984), Cohn (1991) and Suchoff (2004). Main focus on problematization of interval cycles, symmetry axis, polymodalism and peculiarity of referencial collections from pitch-class set theory - as sugested by Forte (1973), Straus (2004) and Susanni e Antokoletz (2012). Details of computational issues for the implementation, using the open source tools OpenMusic and Music21 (python library) as base.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa sistematiza um catálogo de experimentos constituído de estudos musicais e seus algoritmos geradores, organizando procedimentos para composição assistida por computador orientados por regras derivadas de análises musicais de contexto pós-tonal. Os procedimentos são inspirados em apontamentos de estudos sobre pós-tonalidade no compositor Béla Bartók, encontrados nas obras de Lendvai (1971), Antokoletz (1984), Cohn (1991) e Suchoff (2004). Problematizam-se aqui os conceitos de ciclos intervalares, eixos de simetria, polimodalismo e peculiaridades de coleções referenciais de classes de altura - conforme sugestões de Forte (1973), Straus (2004) e Susanni e Antokoletz (2012). São detalhadas questões computacionais para esta implementação, utilizando como base as ferramentas OpenMusic e biblioteca Python Music21. Um legado em código aberto fica disponível para continuidades possíveis deste trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica algorítmicapt_BR
dc.subjectPós-tonalismopt_BR
dc.subjectTeoria dos conjuntospt_BR
dc.subjectPitch class theorypt_BR
dc.subjectLuteriapt_BR
dc.subjectComposição assistida por computadorpt_BR
dc.subjectMusicologia assistida por computadorpt_BR
dc.subjectOpen Musicpt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectMusic21pt_BR
dc.subjectBéla Bartókpt_BR
dc.subjectAlgorithmic Compositionpt_BR
dc.subjectPost-Tonal theorypt_BR
dc.subjectPitch class set theorypt_BR
dc.subjectComputer aided compositionpt_BR
dc.subjectOpen Musicpt_BR
dc.subjectMusic21pt_BR
dc.subjectPythonpt_BR
dc.subjectFree Softwarept_BR
dc.subjectBéla Bartókpt_BR
dc.subject.cnpqArtes visuais, música e tecnologiapt_BR
dc.titleLuteria composicional de algoritmos pós-tonaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.