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dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barros, Juliana de Carvalho-
dc.creatorLeal, Graziele Gomes Leite-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T14:51:40Z-
dc.date.available2019-09-10-
dc.date.available2019-09-11T14:51:40Z-
dc.date.issued2019-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10793-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa trazer uma proposta lúdica pedagógica para a etapa da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A temática busca um avanço dos alunos no processo de aquisição da linguagem oral, escrita e digital através da estratégia de ensino da gamificação e utilização de novas tecnologias. As situações dos jogos foram transpostas para situações de aprendizagens, através do letramento literário com diferentes desafios. Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre alfabetização e gamificação além da elaboração de um plano de aula para uma possível aplicação. De acordo com o exposto, conclui-se que é possível criar uma prática inovadora, motivadora e ativa com o uso de tecnologias da informação e comunição na Educação Básica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGamificação: uma proposta lúdica para os anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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